sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Anéis da Campanha do Ouro

Durante a campanha para a arrecadação de ouro para manter São Paulo lutando, a comissão de direção da campanha mandou imprimir diplomas e criou anéis e medalhas para os doadores.
Os que doavam ALIANÇAS DE OURO recebiam os anéis com os dizeres DEI OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO. Os doadores de objetos recebiam os anéis-sinetes e os doadores de anéis de grau (anéis de formatura em ouro) recebiam os anéis da campanha com o desenho simbólico de cada profissão.

Abaixo uma coleção completa de anéis de profissão e anéis-sinete da Campanha do Ouro de 1932.
Existem outros anéis comemorativos de 32, alguns muito bonitos e que futuramente poderão ser vistos nestas páginas junto com outros objetos relativos a Campanha do Ouro.











Por fim as alianças que eram trocadas por alianças em ouro.

14 comentários:

  1. As alianças de 1932 são os símbolos mais profundos do sentimento que tomou os paulistas na Revolução. Essa profundidade só é possível enxergar se nos colocarmos no "Brasil Antigo", ou seja, nos posicionarmos como se estivéssemos na década de 30...

    Imagine que para aquele Brasil, o Casamento era algo sagrado, muito mais do que uma tradição, era o início da construção de um Núcleo Familiar. A aliança simbolizava a união de duas pessoas que se amam, que sob as benção de Deus as receberam no altar.

    Mas a aliança, em ouro, representava também o auxílio necessário a Revolução. E a Revolução por sua vez, representava para aquele paulista idealista, o bem estar de sua Família, da sua Pátria e das gerações futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bisavó doou as alianças para comprar armas para a revolução. Ana da silva, De origem portuguesa, mas amava O estado de São Paulo.

      Excluir
    2. Que bacana! Estou lendo A Fronteira de Bariani Ortencio e fiquei curiosa sobre a Campanha do Ouro para Sao Paulo!

      Excluir
  2. Caro Ricardo,

    Maravilhoso, emocionante mesmo o seu blog.

    Meu pai - que nasceu em 1913 - montou balas de canhão Krupp 75 na Politécnica, onde estudava. (Veja a foto dele e do canhão no meu blog http://genealogiaantiga.blogspot.com/2007/06/paulistas-s-armas.html)

    Uma história que pode lhe interessar. Tempos atrás, faleceu uma tia, irmã de minha mãe. Ela era bibliotecária e ajudou a organizar a comissão do 4o centenário de SP. O Guilherme de Almeida era o presidente de honra da comissão.

    Quando tia Regina morreu, ajudei a "desmontar" o apartamento. Achei uma caixa de papelão com material do 4o centenário. Em meio a ela - pasme - o ORIGINAL da "Oração Ante a Última Trincheira", do Guilherme de Almeida.

    Esse material foi encaminhado por mim ao Museu Paulista.

    Abcs
    Marcello Borges

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci - tenho um exemplar da "Moeda Paulista", que de um lado homenageia Pedro de Toledo e do outro exibe o poema "Moeda Paulista" do Guilherme de Almeida. (um link: http://www.almanack.paulistano.nom.br/poesia4-4.html)

    Abraços,

    Marcello Borges

    ResponderExcluir
  4. Se souber me indicar onde posso encontrar algum anel de direito ( balanca) ,agradeco.

    Cintia.
    cirezende@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho alguns aneis, que minha avo me dera, gostaria de saber do q sao feitos, prata???
    pq se na quela época precisava-se de ouro, pq eles doariam, anéis de prata em troca?? nao faz muito sentido faz??

    ResponderExcluir
  6. Prezado Anônimo,
    Os anéis eram de metal não-nobre (provavelmente latão).

    ResponderExcluir
  7. Ricardo em primeiro lugar eu queria te parabenizar pelo seu trabalho. Minha avó sempre me contou histórias desta revolução, ela morava em Cruzeiro e falou que o sitio em que ela vivia foi invadido, ela faleceu o ano passado com 86 anos e ainda gostava de relembrar essas historias.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um desses anéis de meu avô, o penúltimo postado acima. Ele é de ferro.

    ResponderExcluir
  9. eu tenho uma das alianças a da última foto era da minha sogra, e ela é de latão

    ResponderExcluir
  10. eu tenho o antepenúltimo anel das fotos

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho o penúltimo, aquele q vem antes das alianças nas fotos

    ResponderExcluir
  12. elcir_granado@hotmail.com11 de setembro de 2016 17:03

    Como poderia descrever para apresentar o anel DEI OURO PARA SÃO PAULO, e o anel com a espada e a inscrição: PRO SÃO PAULO PIANT EXIMIA. Porque e diferente do outro o sem inscrição em volta da espada? Qual é o material de fabricação? e etc. Obrigado

    ResponderExcluir