sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Avôs Revolucionários

Aqui apresento algumas imagens dos meus avôs Manoel Maia Neto e Mario Della Rosa. Pelas fotos é possível perceber que ambos estiveram engajados no movimento desde o início e ambos foram enviados para a frente de batalha propriamente dita.

O cartão do meu avô Manuel está datado de 17 de agosto de 1932 em Vila Queimada, ou seja, no meio da batalha quando os ditatoriais empregaram artilharia e aviação contra as tropas paulistas naquela localidade. Pelos uniformes que meu avô Mario aparece nas fotos, nota-se que ele participou do movimento desde o princípio ainda usando roupas civis até sua incorporação ao batalhão de combate, aonde aparece segurando um fuzil Mauser 1908.

Abaixo Manoel Maia Neto, voluntário do Batalhão Piratininga (a direita na foto abaixo) tirada no setor de Queluz:

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Mario Della Rosa, abaixo a direita.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

6 comentários:

  1. Belíssima homenagem a seus avôs. Quem dera que tivéssemos nos dias de hoje, o brasileiro com a fé e o espírito que tínhamos na década de 30. Homens que se entregavam a um ideal superior, desvinculando-se definitivamente do plano material e entregando suas vidas e seu futuro por este ideal. A Revolução Constitucionalista é um dos momentos mais belos da história nacional, com uma mobilização inacreditável, que até mesmos os historiadores tem dificuldade de enxergar. Não havia ouro, não havia prata, não havia riqueza, não havia nada que importasse mais do que a Revolução.

    Este foi um momento grandioso que não poderá JAMAIS cair em esquecimento.

    ResponderExcluir
  2. Como uma pessoa apaixonada por São Paulo não posso deixar de te elogiar por essa dedicação, que registro maravilhoso, fotos incríveis, além de uma lição de história. Acho que sua mãe deve ser orgulhosa de você. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Um movimento como foi a Revolução Paulista de 1932 deve ser SEMPRE lembrado,como forma de mostrar para todos nos quatro cantos do Brasil e do mundo a grandeza de homens como os avós do autor,q entregaram suas vidas em prol de um ideal!!!Deixo aqui mais uma vez registrado meus parabéns ao grande amigo RICARDO DELLA ROSA!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Ricardo pela sua iniciativa de ter um Blog falando da REVOLUÇÃO de 32, sou um escritor fanático por São Paulo, Meu avô lutou tambem e por isso acabei escrevendo um livro Chamado ( 1932 São Paulo AMaquina de Guerra ) de minha autoria, Mario monteiro. Com fotos de todas as armas fabricadas na revolução inclusive Trens Blindados, lanchas e carros blindados !!! podemos conversar sobre este tema ok!! Meu e-mail ( prmarinho47@ig.com.br )
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Mario,
    Sou fã do seu trabalho e fico muito feliz em vê-lo navegando no blog! Certamente conversaremos sobre o tema!!
    Um abraço,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ricardo

    Que honra ser neta de um homem como o sr.Mario Della Rosa, que alegria ser prima de alguém que está a frente de um trabalho tão importante que é o resgate da história de São Paulo e de seus heróis. Verdadeiros heróis! Parabéns pela iniciativa. Pessoas como vc fazem a diferença.
    Monica

    ResponderExcluir