sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cruz do Combatente de Campinas

Hoje eu trago a que na minha opinião é uma das mais belas medalhas referentes a Campanha Constitucionalista:
A Cruz do Combatente de Campinas.
Trata-se de uma peça bastante escassa, uma vez que foi entregue nos anos 30 apenas e tão somente aos ex-combatentes daquela cidade, que tão importante foi para o movimento revolucionário.

Ilustrando o tópico, uma composição do mestre Wasth Rodrigues com o escudo da cidade de Campinas junto aos da cidade de Santos e do Estado e da Cidade de São Paulo.
Por fim, uma foto do belíssimo monumento em homenagem aos soldados campineiros - foto que nos foi gentilmente enviada pelo Sr. Luiz Carlos Tocalino.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

"NÃO É TVMULO, É BERÇO, É SEMENTEIRA
DE IDEAL, BALIZA DO FVTVRO
RASTRO DE HERÓES NA TERRA CAMPINEIRA
SOBRE ELLES, CÔR A CÔR, LISTA POR LISTA
ETERNIZOV SEV VOO ESSA BANDEIRA
PETRIFICOV-SE O PAVILHÃO PAVLISTA.
BANDEIRANTES, POR VÓS, NESTA JAZIDA
VELAM AS PEDRAS, QVE ESTA MORTE É VIDA."
Guilherme de Almeida

Photobucket

9 comentários:

  1. É fantástico como este blog consegue surpreender, chamando uma saudade e um sabor de beleza em honra à glória que surgiu da nobre humildade.

    "Minha" Campinas!
    =)

    ... Não me cabe em palavras o amor pelos campineiros de 32 (e da FEB), que o referido monumento expressa tão bem, tão belo.

    Parabéns pela postagem! Fez lembrar aquela parte da "Canção do Expedicionário Campineiro":
    "Campinas NUNCA fez feio
    O soldado de lá veio
    Trazendo as bênçãos divinas
    E aos povos a redenção
    E o soldado campineiro
    Que lutou tão altaneiro
    Tinha o nome de CAMPINAS
    Na boca e no CORAÇÃO!"

    =)
    Abração, amigos!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Coronel Edilberto,
    Uma verdadeira honra recebê-lo em meu blog!
    Sou leitor assíduo de sua obra.
    Um abraço,
    Ricardo Della Rosa

    ResponderExcluir
  3. Prezado Ricardo: sou filho de combatente. Campineiro.
    Sugiro que você coloque ao lado da foto acima os versos de Guilherme de Almeida, existentes no centro do monumento à entrada do cemitério de Campinas ("NÃO É TÚMULO, É BERÇO DE HEROIS..).
    Roberto Souza Pinto - S. José do Rio Preto.SP

    ResponderExcluir
  4. Prezado Roberto, sugestão aceita!
    Obrigado,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Roberto

    Voce poderia informar se existe como buscar informações sobre os combatentes de Campinas.
    Meu Sogro foi um deles, mas sua historia perdeu-se.....

    ResponderExcluir
  6. Admiro muito a história de São Paulo e este blog que dedica-se a ela. Esse monumento fica em minha cidade e todo Aniversário da Revolução a polícia militar faz uma solenidade especial e convida todos os escoteiros, que também prestam homenagem ao escoteiro que faleceu durante um bombardeio na cidade.

    Obs.: sou escoteiro também e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Jairo José Bratfisch- Cel R125 de janeiro de 2014 12:07

    Os versos de Guilherme de Almeida conseguem transmitir o sentimento que tenho arraigado em minha alma da formação do povo paulista. Lendo-o sinto orgulho de meu povo, das ações dos meus antepassados e do legado de São Paulo nos destinos do do Brasil. Neste momento político que vivemos, do pão e do circo, das "bolsas" que estimulam não fazer nada, em que se destroem os valores da família, das ratazanas encasteladas no governo deste País, da roubalheira em todos os níveis, nada como passar por um Monumento como o do Soldado Constitucionalista em Campinas e sentir por dentro que ainda há uma chama de esperança em nosso futuro...-

    ResponderExcluir