sábado, 14 de agosto de 2010

A Revolução de 32 no Armorial Paulista

Alguns municípios do Estado de São Paulo tem a honra de trazer a memória de 1932 em seus brasões.
É o caso de Buri, Lavrinhas e Cunha, cidades que tiveram extrema importância durante a revolução.
Abaixo apresento o brasão de cada uma delas juntamente com algumas informações que pude coletar a respeito nos websites de suas prefeituras. Agradeço ao Professor Attilio Brunacci pela ajuda na interpretação destas e de diversas outras frases em latim.

Photobucket
BURI - FIEL NA PAZ, FIDELÍSSIMA NA GUERRA
O Brasão de Armas do Município de Buri foi idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito. Seu significado "atesta o ânimo valoroso do povo de Buri, que se na paz cumpre silenciosamente seu dever, contribuindo para o progresso do Estado e do País, exacerba, na guerra, seu ardor, oferecendo a vida e derramando sangue."


Photobucket
LAVRINHAS - CUIDADO ESTOU ALERTA
Garantidas ao município a 19 de julho de 1976, as armas do município são de criação do Dr. Lauro Ribeiro Escobar, membro do Conselho Estadual de Honraria e Mérito. Cidade situada na região do Vale do Paraíba - importante teatro de operações em 1932, eixo de ligação entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Photobucket
CUNHA - MURALHA DA PAZ
De autoria do heraldista Prof. Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, "lembra a Epopéia Paulista de 1932, quando a cidade de Cunha foi teatro de uma das maiores e mais gloriosas páginas históricas do Estado de São Paulo."

2 comentários:

  1. sou vereador e estou tentando criar uma comenda comemorativa do centenário de minha cidade. Alguém pode me ajudar no brasão da comenda? favor enviar resposta para o email gustavogibson@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Meu tio-avô cavava trincheiras quando era criança na revolução de 32

    ResponderExcluir