terça-feira, 21 de setembro de 2010

Porcelanas da Casa São Nicolau

Antigamente era comum as pessoas usarem como decoração em suas casas, com muito orgulho, objetos com motivos patrióticos. Algumas das mais tradicionais lojas de São Paulo comercializavam esses objetos, como é o caso destes dois pratos de louça decorados com os brasões paulistas.

Fabricados pela Porcellana Mauá e comercializados pela Casa São Nicolau, esses pratos pintados à mão trazem uma riqueza de detalhes que raramente são vistos hoje em dia.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Abaixo vemos um anúncio da Casa São Nicolau, publicado no Álbum Paulista.
Ela ficava em um célebre endereço no centro da cidade, na Praça do Patriarca.

Photobucket

Detalhe de Cartão Postal dos anos 20, mostrando a Praça do Patriarca ainda com o monumento conhecido como "Cabide". Neste local durante a Revolução de 1932 aconteciam os mais importantes comícios e reuniões da população em prol da causa revolucionária. Esta importante praça será em breve assunto de um post especial aqui no blog. Aguardem!

Photobucket

Um comentário:

  1. Ricky, eu gostaria de ver uma sequência de fotos "then and now" dessa praça. É incrível como a inescrupulosidade e a desimportância que se dá para a memória histórica aqui em São Paulo foram responsáveis por desfigurar uma boa parte dessa outrora linda praça. De fato vários comícios foram nela realizados em 32. Lembro-me que ainda garoto, nos anos 70, vi um desses velhos edifícios da década de 20 ser demolido para dar lugar a alguma monstruosidade sem alma, aí na praça - para não falar da demolição dos Palacetes Prates. Não é só argamassa e tijolos que foram postos abaixo, foi também nossa história e nossa identidade. Abraço. ccmax.

    ResponderExcluir