sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Punhal Paulista

Esta peça chegou em minhas mãos através de familiares de um veterano que participou das revoluções de 1924 e 1932. Trata-se de um punhal (ou faca-de-ponta) muito antigo, trabalhado em alpaca com a lâmina re-aproveitada de uma espada da época do Império. É possível ler na lâmina "S. Paulo" além do belíssimo entalhe HONRA e GLÓRIA. No verso as iniciais do ferreiro, DFM.

A "faca-de-ponta" é uma tradicional arma-branca brasileira que foi muito usada no século passado no Nordeste e no Sul.
São peças artesanais e artísticas feitas sob encomenda por ferreiros especializados usando vários materiais e técnicas para acabamento. Esses belos punhais foram objeto de estudo de Oswaldo Lamartine de Faria, no seu livro "Apontamentos sobre a Faca de Ponta" publicado em 1988.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

2 comentários:

  1. LIndo, simplesmente falta palavras para descrever esta peça e gostria muito de ter uma igual em minha casa, pois sou paulista com orgulho e ter em meu lar um adorno deste que foi usado por um heroi e representa a força do meu pais, como enxergo SÃO PAULO SERIA NÃO APENAS um enfeite e sim uma peça que representaria os meus ideias e meu total respeito a quem o tenha usado e com certeza teria um lugar de destaque pois representaria muito em minha familia e em minhas opniões!!! parabens ao proprietario e obrigado por colocar esta imagem que me truxe muito orgulho em ver!!

    Marcelo Dias (MRSP)

    ResponderExcluir
  2. Meus amigos,
    Vamos tornar OFICIAL o Hino dos Bandeirantes.
    Entre no Google, digite ESTE HINO PARA SÃO PAULO.
    Ao aparecer a “Petição” leia com atenção e decida. Acima do texto, aonde aparecer ASSINAR ESTE ABAIXO ASSINADO, de o seu VOTO, depois, repasse aos seus amigos para que façam o mesmo.
    São Paulo agradece

    Clique no link abaixo e ouça o HINO DOS BANDEIRANTES que já tem 20.853 visualizações.

    file:///C:/Documents%20and%20Settings/Sergio/Desktop/hino%20dos%20bandeirantes%20-%20YouTube.htm

    ResponderExcluir