quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Medalhas de Guerra do Brasil

Apresento aos leitores do blog três medalhas que encerram em si a participação do Brasil nos grandes conflitos internacionais. A primeira medalha a direita é a Medalha de Campanha da Guerra do Paraguai (1864-1870), no centro a Cruz de Campanha da 1a Guerra Mundial (1914-1918) e a da esquerda a Medalha de Guerra referente a 2a Guerra Mundial (1939-1945).

As três medalhas são condecorações militares oficiais do Brasil e estiveram no peito daqueles que honraram o nome da Pátria em terras estrangeiras, atestando o verso "verás que um filho teu não foge à luta".

Photobucket

Photobucket

Photobucket

3 comentários:

  1. Prezado,

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo maravilho site que possui, muito bem organizado e interessante para divulgação da NOSSA HISTÓRIA. Gostaria apenas de deixar uma contribuição, como brasileiro, historiador -por profissão- e amante da história e dos feitos militares desta enorme Nação, que se esquece do seu passado, pouco lembra do sue presente e que tenho muitas dúvidas quanto a possibilidade de um Futuro promissor.
    A segunda medalha das fotos [(Cruz de Campanha da 1a Guerra Mundial (1914-1918)], foi produzido o molde e o modelo da mesma, no entanto, da mesma forma que a medalha (Segunda Medalha aos Mais Bravos- Guerra do Paraguai/ Tríplice Aliança), nunca foram concedidas a ninguém. No caso da Condecoração da IGM, você encontra algumas reproduções sendo vendidas, mas são apenas cópias, baseadas nas fotos e no molde da original.
    Bruno Pessoa Villela

    ResponderExcluir
  2. Prezado Bruno,
    Agradeço a visita ao blog e o comentário positivo!
    Em relação a Medalha de Campanha da 1a Guerra ela foi concedida sim, sendo que são conhecidos vários diplomas nominais desta medalha. Conheço alguns nomes de oficiais da Marinha que receberam a mesma.
    Existem dois cunhos distintos desta medalha: Um da Casa da Moeda cujas medalhas possuem esta marcação no rim e outro de um fabricante francês, que é considerado como cópia entre os colecionadores.
    Uma outra curiosidade é que existe uma variação da fita com faixas brancas, concedida a não-combatentes que participaram do esforço de guerra. Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma cunhada pela Casa da moeda no Rio.Posso mandar fotos.
    É original. Foi encontrada nas ruinas de uma casa velha.
    Posso mandar as fotos.

    ResponderExcluir