quinta-feira, 3 de março de 2011

Capacete do 8o B.C.R. de Santos

Alguns capacetes paulistas trazem informações interessantes do seus antigos proprietários.
É o caso deste capacete que apresento hoje, que além do nome e batalhão vem também com o endereço do soldado em uma tradicional avenida da cidade de Santos. Um capacete que certamente já viu muita ação e que hoje é recordação daqueles vibrantes dias de 1932.
Do Boletim nº 8, de 15 de agosto, do tenente-coronel Lamego, comandante do destacamento ao qual estava incorporada a tropa do 8º B.C.R., extraímos o seguinte elogio, que reafirma, oficialmente, a atuação brilhante dos soldados e oficiais do 8º B.C.R. de Santos:
"Soldados da Constituição! - O resultado dos dois combates de ontem e de hoje, da Fazenda Palmeiras, traduz, definitivamente, a vossa atuação. Repelistes com energia digna de verdadeiros soldados os ataques do adversário. As suas forças quebraram-se diante do vosso valor, energia, coragem e convicção do dever pela vossa causa, que é a da conquista da lei, da ordem e da disciplina. Felicito, pois, calorosamente, os senhores oficiais comandantes de unidades, os quais tornarão extensivas aos seus comandados diretos as referências aqui feitas".

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Um comentário:

  1. Um amigo acaba de encontrar um exatamente igual à este que segundo o que está escrito no mesmo, pertenceu ao Tte. Marques. Muito bacana encontrar este tipo de informação!!!

    ResponderExcluir