quarta-feira, 13 de abril de 2011

O mais tradicional quartel paulista

Recentemente o Tudo por São Paulo atingiu a marca de 60.000 page views.
Para comemorar o número e agradecer aos fiéis leitores do blog, publico hoje uma matéria especial sobre o quartel do 1o Batalhão de Polícia de Choque "Tobias de Aguiar" no bairro da Luz em São Paulo.

Sem sombra de dúvida, o quartel da Luz é um dos locais mais históricos da cidade. Dentro de suas muralhas ocorreram fatos que alteraram o curso da história do Brasil, sendo mais marcantes os ocorridos em 1924 e 1932.
Acompanhe a seguir algumas imagens do quartel, sede da ROTA - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar - um verdadeiro museu a céu aberto.

--------------------------------

A Lei No 86 de 9 de dezembro de 1873 declarou de utilidade pública a vasta gleba pertencente ao Recolhimento da Luz. Após dezenove longos anos de burocracias e indefinições, a Força Pública inaugurava o seu quartel na Avenida Tiradentes em 1892.
O projeto do arquiteto Ramos de Azevedo é típico das fortalezas da Legião Estrangeira na África com torreões laterais, ameias e guaritas - predominando sempre a linha reta. O material empregado em sua construção é originário de diferentes partes do mundo: Telhas francesas, tijolos italianos e portas em pinho de riga trazidos da Rússia.

Abaixo vemos a entrada principal do quartel em dois momentos: Em 1924 com trincheiras fechando a Avenida Tiradentes e atualmente sendo utilizado pelo 1o BPChq.

Photobucket

Photobucket

A representação das armas e bandeiras do Batalhão em um magnífico trabalho artístico.

Photobucket

Ao atravessar o portão principal o visitante se depara com o amplo páteo interno, aonde além das moderníssimas viaturas encontram-se uma série de monumentos referentes as passagens do Batalhão.

Photobucket

Uma exclusividade do Tudo por São Paulo. Uma imagem em primeira mão das novas viaturas Hilux no páteo do Batalhão.

Photobucket

No centro do páteo, ao lado dos brasões da Polícia Militar e do 1o Batalhão e abaixo do lema da ROTA, encontra-se o Monumento aos Heróis de Canudos - os doze Soldados Paulistas que tombaram em 1897 no combate que colocou fim ao reduto de Antônio Conselheiro. As ações do Batalhão foram mencionadas no livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que a ele se referia como o “Batalhão Paulista”.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Homenagem ao Capitão PM Alberto Mendes Junior, morto em maio 1970 por terroristas que se encontravam cercados no Vale da Ribeira. Por iniciativa própria o então Tenente Mendes Júnior se ofereceu como refém em troca de soldados feridos. Acabou executado a coronhadas de fuzil.

Photobucket

Um dos momentos mais dramáticos da história de São Paulo está representado na belíssima escultura de Vicente Larocca, que recentemente foi acomodada dentro do Batalhão.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Duas imagens que traduzem o correr dos anos dentro das muralhas do quartel. Em 1924 um veículo blindado usado pelos revoltosos e a nova viatura da ROTA estacionada no mesmo local, 87 anos depois.

Photobucket

Photobucket

Homenagem aos Soldados do 1o Batalhão tombados no cumprimento do dever.

Photobucket

Monumento aos soldados do 1o Batalhão mortos durante a Revolução de 1932. Além do 1o Batalhão ter tomado parte nos combates no setor de Cunha e no Túnel da Mantiqueira, o quartel da Luz também foi palco de um momento dramático quando no início da revolução o povo paulista pleiteando a adesão da Força Pública, se aglomerou nos portões do quartel clamando em nome da causa constitucionalista em um incidente repleto de tensão.

Photobucket

Bustos do Brigadeiro Tobias de Aguiar, fundador da Polícia Militar e do Cel PM Salvador D´Aquino, comandante do 1o BPChq quando da criação da ROTA em 1970.

Photobucket

Photobucket

Detalhe da arquitetura de Ramos de Azevedo.

Photobucket

Mais história: O belíssimo Salão de Honra que guarda relíquias como as bandeiras históricas do Batalhão e o detalhe da Galeria dos Comandantes do 1o Batalhão.

Photobucket

A bandeira conduzida pelos campos de batalha na Campanha de Canudos em 1897.

Photobucket

Photobucket

No quadro trazendo as medalhas da Guerra do Paraguai, a lembrança da participação do 1o Batalhão na epopéia da "Retirada da Laguna". Este quadro foi doado recentemente ao 1o Batalhão pelo meu amigo e colecionador Alfredo Duarte.

Photobucket

Um local aonde literalmente se respira história. Nos antigos túneis que ligam o quartel aos demais quartéis da região, foi montada mais uma exibição de itens e fotos da trajetória do Batalhão. Destaque para a telha de fabricação francesa.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Agradeço ao Comandante da ROTA, Ten Cel Paulo Adriano Lopes Telhada pela colaboração na montagem desta matéria. Como sempre, fui muito bem recebido pelos soldados da ROTA que além de extremamente profissionais, são conhecedores de sua história - que futuramente estará contada em detalhes em um novo livro assinado pelo Ten Cel Telhada.

BIBLIOGRAFIA: "Luz, Notícias e Reflexões". História dos Bairros de São Paulo. Clóvis de Athayde Jorge. DPH, 1988. As fotos que ilustram esta matéria são de autoria do proprietário deste blog. As duas fotos da Revolução de 1924 foram extraídas do exemplar de agosto daquele ano da "Revista da Semana" (acervo do autor do blog).

24 comentários:

  1. Olá Ricardo!

    Belissima reportagem!

    Gloria aos heróis do Batalhão Tobias de Aguiar que tombaram no cumprimento do dever.

    E gloria aos bravos soldados e comandantes que fazem a atual história do batalhão.

    Ah e ricardo, parabéns pela marca que voce conquistou recentemente com o blog, de certeza que terás muitas e muitas mais visitas nesse espaço que engrandece ainda mais a história paulista.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo,

    Essa é uma daquelas (poucas) reportagens que você se arrepia de orgulho ao lê-la.A nossa "Força Pública" sempre teve uma atuação decisiva nos mais diversos acontecimentos de nossos amados Estado e País.
    Parabéns a todos os bravos componentes deste honrado Batalhão que atua de forma brilhante na preservação da lei e da ordem.
    Parabéns também a você pela marca alcançada pelo blog.

    Abraço,Francisco

    ResponderExcluir
  3. Prezado Ricky; parabéns mais uma vez pelo fantástico blog. A ROTA merece todas as nossas homenagens. Obrigado mais uma vez pela honrosa lembrança.
    Grande abraço. Alfredo.

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom! tenho 16 anos, e quando completar maior idade vou me alistar na policia militar, e quero fazer perte da R.O.T.A!

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria

    Em breve, pretendo ir visitar o quartel e seus túneis, pois se trata de um ícone da história Paulista.

    SER PAULISTA: PALAVRAS NÃO CONSEGUEM DESCREVER MEU ORGULHO DE SER UM

    ResponderExcluir
  6. EXCELENTE MATERIA. E AS FOTOS TAMBÉM SÃO MUITO INTERESSANTES.

    PERCEBEMOS QUE O TEN.CEL TELHADA TEM ATUADO DE FORMA INTENSA PARA MOSTRAR QUE A ROTA NÃO SÃO É FEITA SOMENTE DE HOMENS COMPETENTES E CORAJOSOS,MAS TAMBÉM QUE RESPIRAM E SÃO CONTINUIDADE A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO A QUE PERTENCEM.

    PARABENS

    RAFAEL

    ResponderExcluir
  7. Sou suspeito paratecer comentário sobre a ROTA, pois atualmente sou seu Sub Comandante, mas parabéns RICARDO pela oportunidade de mostrar mais um pouquinho de nosso Quartel Centenário, e aproveito para comunicar a todo cidadão de bem de São Paulo e do Brasil, que nosso Quartel continua aberto para todos que desejarem visitá lo. Grande Abraço e novamente PARABÉNS!

    Major BEN-HUR ARAUJO JUNQUEIRA NETO

    ResponderExcluir
  8. Prezado Major BEN-HUR,
    Agradeço sua visita aqui no blog e também aos elogios em relação a matéria.
    Um grande abraço,
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  9. Paulo Adriano L. L. TELHADA4 de julho de 2011 09:34

    Prezado Ricardo:
    Parabéns e Obrigado pela material postado no seu site.
    Como sempre, a qualidade e a disponibilidade de fotografias e assuntos são de ótima qualidade.
    É um orgulho poder pertencer e hoje comandar este tradicional Quartel da Polícia MIlitar e maior orgulho saber que a população de São Paulo tem um carinho especial por nossa tropa e por nosso serviço.
    Este quartel pertence ao povo de São Paulo e do Brasil; é um prazer ter a visita e o apoio de todos os cidadãos.
    Grande abraço.
    Ten Cel PM Paulo Adriano L. L. Telhada.
    Comandante do Batalhão "Tobias de Aguiar".

    ResponderExcluir
  10. Prezado Coronel Telhada,
    É sempre um prazer recebê-lo aqui no blog!

    Um grande abraço,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  11. Ricardo,
    obrigado por disponibilizar ao povo brasileiro, esse material de excelente qualidade e tamanha importância na história da Polícia Militar Paulista.
    O Batalhão Tobias de Aguiar (ROTA, como é conhecido pela população), é hoje sem dúvidas, a referência de justiça para a sociedade paulista. Parabéns pela matéria.
    Abraços,

    Ademir Miranda.

    ResponderExcluir
  12. DANILO DESTRO JUNIOR19 de setembro de 2011 17:18

    Caro Sr. Ricardo

    Ótimo material!!! Eu tenho interesse em visitar o quartel e seus túneis, pois se trata de um patrimonio da história de São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Ricardo muito boa sua materia tenho orgulho de ser paulista e ter uma tropa dedicada para nos servir tenho mais orgulho ainda pelo fato de meu ser um Policia Militar aposentado e ter feito parte desse grandioso Btl de bravos herois

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela iniciativa, disposição, elaboração e fácil navegação do site. ROTA, " A menina dos olhos da PM".

    ResponderExcluir
  15. Olá Ricardo

    Nos dias de hoje, é difiçil as pessoas darem importância para a história. Lembrando, que é de suma importância a historia em nossa mente, pois ela nos dá condições de evoluirmos no caminhar da vida.
    Parabéns pelo trabalho e sucesso do blog.

    ResponderExcluir
  16. VINICIUS MASCARENHÃS25 de outubro de 2011 15:36

    PARABÉNS EM LEMBRAR A NOSSA HONRADA ROTA !!

    ResponderExcluir
  17. Q Deus abençõe e dê vida longa aos nossos valorosos Policiais de São Paulo e de todo Brasil,ñ importa a instituíção!!!
    AO Coronel Telhada,grande homem q admiro muito deixo aqui meus cumprimentos!!!
    Antônio Marcos Júnior(Juninho)
    Guarda Civil 3a Classe de S.Caetano do Sul!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa muito legal essa reportagem
    Parabéns

    ResponderExcluir
  19. Senhor Ricardo, Agradeço por sua dedicação em divulgar essa Saudosa e Valoroza Unidade Militar, a qual tenho a Honra de servir a 12 anos, disponha da ROTA. Sd Felline.

    ResponderExcluir
  20. VIVA A NOSSA QUERIDA E LENDARIA POLICIA MILITAR DE SP. DEUS ABENÇÕE O CEL TELHADA DANDO-LHE VIDA LONGA PARA QUE POSSA EM UM FUTURO BREVE, TRABALHAR NA ÁREA DO LEGISLATIVO CADA VEZ MAIS, POR ESTA ORGANIZAÇÃO GLORIOSA. EX INSTRUTOR SGT. EDSON PEREIRA DE SALV. EM ALTURA NO 2* GBS DO CB; VÔCE GUERREIRO SEMPRE ESTARÁ PRESENTE EM NOSSAS ORAÇÕES.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo seu acervo de Polícia Militar e sempre que alguém precisa ver algo de ROTA e PM Paulista, eu indico este Link..!!!

    De: Mike Vespertino*

    Grande Abraço¬

    ResponderExcluir
  22. Neste link á baixo existe um Blog, usando imagens de sua autoria, para fim de denegrir á imagem da Polícia Militar - SP.
    http://renatolutapelaliberdade.blogspot.com.br/2013/03/somos-guerra-de-canudos-somos-palmares.html

    ResponderExcluir
  23. Rota! um exemplo de policia ,as outras deveriam seguir a sombra da rota!

    ResponderExcluir
  24. Agradecimentos eternos aos valorosos militares da ROTA!

    seR militar NÃO ESTA NO SANGUE E SIM NA ALMA!

    ResponderExcluir