segunda-feira, 27 de junho de 2011

Oswaldo Diana 1909-2011

Lamento informar o falecimento do veterano OSWALDO DIANA, combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, associado da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Morreu às 21:30 horas de 25 de julho de 2011, no Hospital PLANALTO. Nascido em 23 de junho de 1909. Acabara de completar 102 anos na quinta-feira. Ele atuou numa das diversas trincheiras posicionadas ao longo das divisas de São Paulo com os Estados do RIO DE JANEIRO e MINAS GERAIS. No Túnel da Mantiqueira foi travada a mais intensa batalha da revolução e OSWALDO DIANA estava lá. No dia 9 de julho de 2007 assumiu o Comando do Exército Constitucionalista em solenidade alusiva ao Dia do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA.

CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
SECRETÁRIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
Nossos votos de pesar vão para a família deste ilustre brasileiro.
Descanse em paz, Soldado Paulista!

Photobucket

Neste link, é possível ler a transcrição que o CEL Ventura fez de uma longa e interessante entrevista concedida pelo veterano Oswaldo Diana.

7 comentários:

  1. Ola Ricardo,mais um Heroi paulista que nos deixa.é triste,mas a vida é assim.
    "Que Deus o tenha
    GONÇALO

    ResponderExcluir
  2. Carlos Vasconcelos27 de junho de 2011 18:50

    Vai o homem, fica sua história! Partiu com a certeza do dever cumprido!

    Que sua família receba todo o conforto possível e que seu exemplo nos inspire, mormente nestes tempos difíceis que enfrentamos.

    Carlos Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  3. Lá se vai mais um heroi paulista. O Comandante Oswaldo Viana era um poço de honradez, humildade e vitalidade. Conheci-o há poucos anos, em 2007, quando saiu do anonimato após décadas de ostracismo, "resgatado" pelos seus antigos camaradas, hoje reunidos pela Sociedade Veteranos de 32. Naquele ano teve direito até a uma entrevista com o Jô.
    Tive o prazer de vê-lo à frente da tropa no desfile de 09 de Julho de 2007. Emocionado, apenas dizia que aquele era o dia mais feliz de sua vida, e que, sendo apenas "um pobre marquês", não se julgava merecedor de tanto...
    A morte nos iguala a todos, mas é na vida que nos diferenciamos, e sem dúvida, o Comandante Viana fez a diferença em sua vida.

    Alex Brasil

    ResponderExcluir
  4. João Marcos Carvalho16 de julho de 2011 13:17

    Caro Ricardo,
    Solicito correções nas informações sobre o nosso querido veterano recém-falecido. O nome correto é Oswaldo Viana (e não Diana) e a data de morte não pode ser 25/7/11, como informe o blog, uma vez que hoje é 16/7/11.
    Obrigado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. O nome correto é Osvaldo Diana. A data do falecimento é 25 junho.

    ResponderExcluir
  6. a filha ORIVALDA A.DIANA-oridianaimoveisadv@hotmail.com10 de outubro de 2011 19:20

    A filha Orivalda A. Diana agradece as homenagens dedicadas com carinho a seu pai, Oswaldo (com W ) Diana (com D), falecido em 25 de JUNHO de 2011.

    ResponderExcluir
  7. Deixo aqui minha homenagem a esse combatente q abdicou do conforto de seu lar e corajosamente vestiu um uniforme de combate empunhou um fuzil pela nobre causa constitucionalista!!!
    OSVALDO DIANA
    *1909
    +2011
    SEUS IDEAIS JAMAIS CAIRÃO NO ESQUECIMENTO!!!
    SEGURA A MÃO DE DEUS E VAI EM PAZ,GUERREIRO!!!

    ResponderExcluir