terça-feira, 28 de junho de 2011

Panfletos cariocas de apoio a São Paulo

Engana-se quem acredita que a Revolução Constitucionalista foi um movimento exclusivamente paulista. São Paulo contou com o apoio da população de muitos outros estados, e no Rio de Janeiro em especial, o movimento era visto com simpatia por grande parte da população. A polícia por sua vez reprimia ferozmente qualquer manifestação de apoio, como pode se notar abaixo. Estes panfletos são apenas uma pequena parte de um lote que pretendo apresentar aos poucos aqui no blog.

VIVA O POVO CARIOCA!
HURRAHS A SÃO PAULO!

Photobucket

Photobucket

Um comentário:

  1. Carlos Vasconcelos29 de junho de 2011 19:29

    A luta de São Paulo foi pela reconstitucionalização do Brasil e houve manifestações de apoio também de outros estados.

    É relevante realçar que a ditadura, inobstante, lançou propaganda fortíssima contra nós, acusando São Paulo de querer separar-se do Brasil. Esta, aliás, a acusação mais leve...

    As sandices ditas em desfavor de São Paulo, talvez mais do que a própria luta em si, causaram certas prevenções contra nosso estado até hoje, de certa foma, presentes.

    São raros os reconhecimentos de fatos positivos de São Paulo ou de Paulistas, por parte da grande mídia nacional.

    Corriqueiro falar-se em personalidades imediatamente rotuladas como "gaúchos", "mineiros", "fluminenses", "baianos", etc...

    Quando se trata de alguma personalidade Paulista de positivo destaque, a grande impresa limita-se a rotular de "brasileiro". E só.

    Quantas vezes, por exemplo, ouvimos que Ayrton Senna, o herói brasileiro, era Paulista?

    São animosidades, ora mais, ora menos latentes, porém presentes, que, em parte, ainda são o eco distante da forte campanha contra São Paulo, no Brasil todo, feita em 1932 sob os auspícios da ditadura de então.

    ResponderExcluir