quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Capacete de aço infantil

Eis aqui uma peça difícil de ser encontrada e que representa muito bem o envolvimento popular durante a Revolução Constitucionalista. A primeira vista este parece ser mais um modelo de capacete de aço usado pelas tropas paulistas em 32.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Porém quando comparado com um capacete de aço de tamanho real, percebe-se que este tem um pouco menos que a metade do seu tamanho.

Photobucket

Não tenho nenhum tipo de informação a respeito da fabricação destes mini-capacetes, que eram feitos de aço usando as mesmas técnicas de fabricação e pintados com as cores usadas nos capacetes reais. O que eu tenho certeza absoluta é que estas peças deveriam ser o sonho de qualquer menino que tinha o pai em um campo de batalha!

Abaixo uma rara imagem mostrando este tipo de capacete em uso. É importante frisar que não houve a participação de crianças na luta armada, ainda que para fins de propaganda batalhões infantis desfilassem pelas ruas sob o mote "Se preciso nós também iremos!".

Photobucket

3 comentários:

  1. RICARDO, MAIS UM OBJETO DE CAIR O QUEIXO! QUANDO ACHO QUE JÁ VI DE TUDO APARECE ALGO AINDA MAIS SURPREENDENTE. PARABÉNS AMIGO! A.C.

    ResponderExcluir
  2. Sua informação esta parcialmente equivocada.
    Muitos escoteiros participarão da revolução, tanto é que o escoteiro Aldo Chiorato morreu durante um bombardeio das forças governamentais a estação ferroviaria de Campinas.
    Aldo chiorato esta sepultado no Mausoleu do Soldado Constitucionalista
    Também deve ser ressaltado que os Pioneiros do Vale do Ribeira também pegaram em armas

    ResponderExcluir
  3. Prezado Anônimo,
    Aldo Chiorato e outros escoteiros eram MENSAGEIROS e não pegaram em armas. Grato,

    ResponderExcluir