domingo, 23 de outubro de 2011

Jornal Nove de Julho, publicado...no Rio de Janeiro

Já mostrei neste link, folhetos cariocas de apoio aos paulistas e a São Paulo. Hoje trago um raro e interessante exemplar do "Nove de Julho" publicado e circulado no Rio de Janeiro em agosto de 1932. Além de textos contundentes e muito bem redigidos, a edição prima pelo senso estético - certamente obra que quem já conhece muito bem a arte da imprensa.
Infelizmente não faço idéia se houve outro exemplar circulado, já que a polícia de Vargas se fazia fortemente presente na capital federal. Fica no entanto, o testemunho em papel que São Paulo não estava sozinho na sua luta pelo Brasil.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

4 comentários:

  1. Olá Ricardo
    Parabéns pela materia muito valiosa
    Abraço Gonçalo

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, meu nome é Silmara será que vc tem material de Francisco Morato, escrevo sua biografia e tudo que encontrar me é útil. Meu e mail é slmarchetti@ig.com.br. Se puder me auxiliar, agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Caso não esteja enganado (lá se vai um bom tempo) li um exemplar desse jornal datado de setembro de 1932. Era impresso no Rio com o auxílio de diversas pessoas, inclusive alguns paulistas que lá se encontravam. Sei que por um bom tempo o João Alberto andou atrás dos responsáveis por esse jornal. Não foi a única manifestação a nosso favor no Rio. Parabéns pela lembrança.
    Um paulista.

    ResponderExcluir