segunda-feira, 4 de junho de 2012

O terrível Lança-Chamas fabricado em São Paulo

Trago hoje aos leitores do blog um lote de documentos inéditos que são um registro histórico da capacidade de superação do povo paulista. Na impossibilidade de comprar armamentos no exterior tivemos que construir os nossos próprios armamentos para manter nossos soldados lutando nas linhas de frente. Se por um lado criamos a inofensiva matraca, motivo de chacota dos soldados ditatoriais, também construímos a mais terrível das armas: O Lança Chamas. Os documentos mostrados a seguir mostram diferentes aspectos da fabricação, utilização e da distribuição deste tipo de armamento. Vejamos...

ATENÇÃO: Nenhum dos documentos deste lote traz instruções a respeito da fabricação nem da mistura do combustível deste tipo de arma. Passados 80 anos estes documentos tem apenas valor histórico e não militar.

O primeiro lança-chamas usado cons fins militares foi desenvolvido pelo alemão Richard Fiedler em 1901, porém foi apenas na 1a Guerra Mundial (1914-1918) que o uso desta terrível arma foi testado em combate sem resultados totalmente satisfatórios (o que ocorreu apenas na 2a Guerra Mundial três décadas depois), assim sendo o lança-chamas paulista foi uma grande inovação em sua época. Abaixo vemos um raro desenho original do projeto explicando cada parte do equipamento.

Photobucket

É interessante notar que os fornecedores do projeto da Escola Polytechnica são pequenos comércios na cidade de São Paulo.

Photobucket

O documento abaixo mostra que a Força Pública do Estado de São Paulo era quem financiava a construção deste armamento.

Photobucket

Notas a respeito da produção dos equipamentos, algumas escritas em inglês.

Photobucket

Uma rara imagem mostrando o uso da arma por soldados paulistas.

Photobucket

Photobucket

As páginas abaixo eram uma espécie de manual de instruções que seguia junto com os equipamentos para as frentes de combate - tudo isso a pouco mais de um mês após o início do conflito armado.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

A relação de quem obteve o material também é bastante detalhada e mostra o uso da arma em diversas frentes de combate.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

A equipe responsável pela fabricação do equipamento em 1932. É notória a participação de alemães e descendentes na equipe do projeto.

Photobucket

Um comentário:

  1. Sensacional, a superação de nosso povo em mostrar igualdade com elhores amados é digna de muito orgulho!!

    ResponderExcluir