segunda-feira, 25 de junho de 2012

Relatório dos mortos em combate do 5o B.C. da Força Pública do Estado de São Paulo

Trago hoje aos leitores do blog um raro e doloroso documento que é uma espécie de rascunho da listagem dos mortos em combate do 5o Batalhão de Caçadores da Força Pública do Estado de São Paulo. Este tipo de documento foi elaborado por diversos batalhões da Força Pública, Exército e também dos batalhões de voluntários - quando reunidos acabaram trazendo uma visão geral de quantos paulistas tombaram em combate entre julho e outubro de 1932. Em 1936, a "Empreza Graphica da Revista dos Tribunaes" publicou o livro "Cruzes Paulistas" com a lista oficial dos Heróis Paulistas tombados em combate.

A primeira parte deste lote de documentos é manuscrita - um rascunho preliminar com nomes e as situações nas quais os soldados faleceram. O primeiro nome que aparece é do General Julio Marcondes Salgado.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

A segunda parte é datilografada e devidamente tabulada, mas ainda bastante incompleta em relação a listagem final. É espantoso observar as condições que algumas mortes ocorreram, revelando a bravura do soldado paulista perante ao inimigo.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Um comentário:

  1. Coincidentemente temos nos dias de hoje, outras listas de Policiais Militares que tombaram, desta vez, na guerra em defesa da segurança das pessoas.
    Isso sempre é doloroso.

    ResponderExcluir