quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Passadores da Medalha da Campanha do Paraguai

Mostrei neste post a Medalha da Campanha do Paraguai, instituída cinco meses após o fim da guerra pelo Decreto nº 4560 de 6 de agosto de 1870, atendendo aos relevantes serviços prestados pelo "Exército e Esquadra em Operações Contra o Governo do Paraguai", pelos Oficiais Generais, Oficiais Superiores, Capitães e subalternos, e praças que formaram tal Exército.

Confeccionada com o bronze dos canhões apreendidos do inimigo, a medalha apresenta uma fita representando as cores nacionais e dos aliados, em cinco listas de igual largura. Um passador no centro, mostrava o número de anos em campanha. Os passadores eram de ouro para Oficiais Generais e Oficiais Superiores, de prata para Capitães e subalternos e bronze para as praças de pret. Para a inscrição de 1 ano no passador, era contado o tempo mínimo de 9 meses, desprezadas as frações. O passador sem número é para militares que serviram menos de 9 meses na campanha.

Abaixo vemos uma seleção de passadores em prata e bronze de fabricação pela Casa da Moeda (os passadores foram dispostos desta forma apenas para  esta imagem, sendo que era usado apenas um passador na medalha).

Photobucket

Passador em prata para Capitães e subalternos com pelo menos nove meses em campanha.

Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário