quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Medalha comemorativa do 2º Batalhão de Polícia de Choque

O 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi criado em 7 de Maio de 1934 na então Guarda Civil do Estado de São Paulo, com o nome de Divisão Reserva, com a finalidade atender aos serviços extraordinários, incluindo ações de controle de tumultos e policiamento disciplinar,em virtude do efetivo das demais tropas ser empregado nas missões comuns de policiamento, sendo nessa época que surgiu o policiamento em praças desportivas, e o primeiro policiamento executado em estádios, foi realizado no Parque Antártica, em 3 de Julho de 1934, com um efetivo de 207 homens.

Em 1968 a Divisão de Reserva passou a denominar-se Divisão de Policiamento Especializado, mantendo, no entanto, as suas missões anteriores. Em 1970 com a fusão da Força Pública e Guarda Civil e criação da Polícia Militar , o batalhão passou a denominar-se Batalhão de Operações Especiais, o que perdurou até 15 de Dezembro de 1975, quando recebeu a denominação atual de 2º Batalhão de Polícia de Choque.

Em março de 1944 iniciou-se a participação na Força Expedicionária Brasileira, constituindo-se no contingente de Pelotão de Polícia da Força Expedicionária Brasileira, perfazendo um total de 78 homens selecionados entre voluntários, sendo que na campanha na Itália dez policiais foram feridos e dois tombaram no cumprimento do dever, Paulo Emídio Pereira e Clovis Rosa da Silva.
(Fonte: Wikipedia)

Photobucket

Photobucket

5 comentários:

  1. Puxa cara dessa eu ñ sabia!!!
    O 2o BP/Choque então é originário da antiga Guarda Civildo Estado de São Paulo!!!
    Mais uma vez repito:o q seria de nós apaixonados por história e pela epopéia de 1932 sem vc!!
    Obrigado de coração guerreiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Formaram a base da atual Polícia do Exército (PE). Recomendo "A Polícia de São Paulo nos campos da Itália" - Autor: Telhada, Paulo Adriano L. L./Editora: Kmk Gráfica e Editora Ltda.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO,SEM ESSAS VALOROSAS INFORMAÇÕES, ACHO QUE MUITAS PESSOAS JAMAIS TERIAM NOÇÃO DO QUE REALMENTE OCORREU COM NOSSOS MILITARES NA GUERRA, AGORA ESSA DO 2º BP/CHOQUE EU MESMO NEM IMAGINAVA, PARABÉNS A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SP, PELOS SERVIÇOS PRESTADO AO ESTADO DE SP.

    ResponderExcluir
  4. FORÇAS EXPEDICIONÁRIAS BRASILEIRAS
    - A COBRA FUMOU---

    ResponderExcluir