sábado, 28 de julho de 2012

Medalha da Batalha Naval do Riachuelo

Trago hoje uma importante medalha militar da Guerra do Paraguai, que nos remete a um dos mais belos episódios de nossa história: A Batalha Naval do Riachuelo.

Medalha criada em 18 de Novembro de 1865, sob o decreto nº 3529, pelo qual o Imperador Dom Pedro II a concede aos oficiais e praças da Armada Nacional, como prova de consideração, pelo valor e denodo revelados naquela que foi a maior batalha naval já travada até o momento: A Batalha Naval do Riachuelo.

Todas as praças da Armada e classes anexas que fizeram parte da esquadra em operações no Combate de Riachuelo, nas águas do Rio Paraná contra a República do Paraguai, receberam a medalha. Sua fita é branca com duas listas verdes laterais da largura de 6 mm, ficando a orla igualmente branca, com 2 mm de largura.Os oficiais generais receberam a medalha para uso no pescoço, com 37 mm, em ouro. Os oficiais superiores a receberam no mesmo metal. Os subalternos e praças de marinha a receberam em prata. O Corpo de Imperiais Marinheiros e Batalhão Naval receberam em bronze. Todas as medalhas, exceto as de oficial General, medem 25 mm.

O decreto de nº 3548 de 29 de novembro de 1865, referendado pelo Ministro da Guerra, Ângelo Muniz da Silva Ferraz, Barão de Uruguayana, fez extensivas aos oficiais e praças de pret do Exército que tomaram parte no Combate Naval de Riachuelo as disposições so Decreto nº 3529, do mesmo mês.

A medalha traz no anverso a inscrição: “Petrus II D. G. Const. Imp. Et Perp. Brás. Def. 1865”. No campo a efígie do Imperador á esquerda, entre dois ramos, um de fumo e outro de café. No reverso: “Combate Naval do Riachuelo”. No campo, entre um ramo de carvalho e um de palma, uma âncora e uma peça de artilharia (canhão) em cruz. Sobre elas e ao centro, um escudete com a inscrição “11 de junho de 1865”. Sobre a medalha há uma coroa Imperial, articulada e encimada por uma argola para a fita.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

segunda-feira, 23 de julho de 2012

General Julio Marcondes Salgado

Na data de hoje completam-se 80 anos da morte do General Julio Marcondes Salgado, Comandante da Força Pública do Estado de São Paulo em 1932. Nos dois links abaixo é possível acessar postagens a respeito da biografia deste grande Herói Paulista.

General Julio Marcondes Salgado - Parte I
General Julio Marcondes Salgado - Parte II

Photobucket

Insígnia de aviação

Recentemente tive a oportunidade de encontrar mais um exemplar das águias usadas pelos pilotos brasileiros e paulistas nos primórdios de nossa aviação militar. O que chama a atenção nesta peça é a caixinha da famosa Joalheria Krause no Rio de Janeiro, que importava as águias da  Bijoux FIX Company.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Medalhas da Força Expedicionária Brasileira

Mais um pouco sobre a Força Expedicionária Brasileira: A Medalha de Campanha, instituída pelo Decreto-lei 6.795, de 17 de agosto de 1944 e destinada aos militares da ativa, da reserva e assemelhados que participaram de operações de guerra, sem nota desabonadora poderia também ser conferida e militares dos Exércitos de nações amigas e aliadas que tenham tomada parte em campanha, incorporados às nossas Forças. Abaixo um belo exemplar desta medalha.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Um alfinete esmaltado trazendo as cores da medalha, bastante usado por veteranos da Campanha da Itália. É interessante notar que estas cores foram originalmente empregadas na Medalha de Bravura da Guerra do Paraguai.

Photobucket

Instituída pelo Decreto-lei 6.795, de 17 de agosto de 1944 a Medalha de Guerra era destinada, a premiar os oficiais da ativa, da reserva e reformados, e civis que tenham prestado serviços relevantes, de qualquer natureza, referentes ao esforço de guerra, preparo de tropa ou desempenho de missões especiais confiadas pelo governo dentro ou fora do pais, e também as Unidades e Subunidades (destacadas) que tenham tido, no mínimo, quatro meses de serviço efetivo de defesa do litoral e arquipélago de Fernando de Noronha. O exemplar abaixo apresenta uma bonita oxidação avermelhada no metal dourado.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Um distintivo esmaltado com a famosa cobra fumando, símbolo da FEB.

Photobucket

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vídeo do desfile de 9 de Julho

Trago hoje mais um teaser do programa apresentado por mim e produzido pela Porão Filmes - que deve estrear no meio deste semestre. O programa vai trazer episódios da nossa história contados de uma maneira diferente, nos locais que os fatos aconteceram e com informações que não estão nos livros. Tenho certeza que os fãs de história vão gostar!

Por enquanto, curtam o vídeo abaixo com imagens belíssimas do desfile do 9 de Julho no Ibirapuera.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Desfile no Ibirapuera

Diferente do ano passado quando postei fotos que tirei do desfile no Ibirapuera, trago hoje imagens de desfiles ocorridos naquele local na década de 50 - quando muitos dos nossos Heróis ainda estavam vivos e participavam com muita alegria e vibração das comemorações do 9 de Julho. São fotos emocionantes e que nos lembram da importância deste local sagrado para os paulistas. Espero que vocês apreciem cada uma delas!

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Exposições Virtuais

Estão no ar duas excelentes exposições virtuais sobre a Revolução de 1932: Com o objetivo de mapear o acervo deixado pelo Movimento Constitucionalista em todo o estado de São Paulo, o Museu da Imigração, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM), desenvolveu a mostra virtual “1932, acervos e memórias”, em cartaz no endereço www.museudaimigracao.org.br. Mais do que a ambientação do conflito, o trabalho se dedica a reunir imagens e informações dos acervos ligados ao tema e que estão sob a guarda de instituições de preservação – museus, arquivos e bibliotecas – do estado de São Paulo. O material é o primeiro produto da “São Paulo História em Rede”, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que visa construir um grande banco de dados virtual com as referências dos acervos dos museus históricos paulistas.

Já a exposição “1932: a guerra paulista”, com curadoria do Arquivo Público do Estado de São Paulo, explora o tema de forma didática. Organizada em sete ambientes, a mostra passeia pelos principais acontecimentos do conflito, desde o panorama da política paulista à época, passando pelo cotidiano da batalha, as propagandas de guerra, até chegar à herança e ao legado deixado pelo movimento. O trabalho, disponível em www.arquivoestado.sp.gov.br, ainda oferece proposta de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula e uma seleção de fontes documentais sobre a temática.

http://www.memorialdoimigrante.org.br/1932/home/ 

Photobucket

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_1932/exposicao.php 

Photobucket

terça-feira, 10 de julho de 2012

Infográfico na VEJA ONLINE

Em 9 de julho de 1932, parte do Brasil pegava em armas para pedir eleições e uma nova constituição. O conflito, protagonizado pelo estado de São Paulo, deixou ao menos mil mortos e mobilizou combatentes por terra, ar e mar. A derrota militar dos insurgentes foi compensada por uma vitória moral. O site de VEJA resgatou parte dessa história.

 http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/revolucao-constitucionalista-de-1932

Photobucket

segunda-feira, 9 de julho de 2012

IX - VII - MMXII

Cobriram a Bandeira das Treze Listas de glórias, no ano de 1932, os seguintes batalhões:

Força Pública do Estado de São Paulo
1o B.C.R.
Batalhão Voluntários de Piratininga (2o B.C.R.)
Grupo Misto de Aviação Paulista (Gaviões de Penacho)
Batalhão José Bonifácio
Batalhão Bahia

Photobucket

Batalhão Jaques Felix (Taubaté)
Batalhão General Osório
1o e 2o Batalhões de Justiça
Batalhão Santos Dumont
Esquadrão de Cavalaria de Rio Pardo
Batalhão Saldanha da Gama

Photobucket

Batalhão dos Funcionários Públicos
Batalhão Redentor Filhos de Iguape
Coluna de Montagna
Batalhão Arquidiocesano
Destacamento Constitucionalista de Presidente Prudente
1o B.C.V.

Photobucket

Batalhão 7 de Setembro
Batalhão Piracicabano
Batalhão Barbosa e Silva
Coluna Adauto Melo
Esquadrão Coronel Artigas
Regimento Esportivo

Photobucket

Batalhão Ferroviário
Esquadrão de Cavalaria Newton Prado
1o e 2o Batalhões Henrique Dias
Batalhão Campos Sales
1o e 2o Batalhões da Liga da Defesa Paulista
Tiro Naval de Santos

Photobucket

Batalhão Paes Leme (Major Antonio Pietscher)
Batalhão Bento Gonçalves (11o B.C.R.)
Batalhão Operário de Santos
Batalhão Theopompo de Vasconcelos
Batalhão Diocesano de Botucatu
2o G.I.A.P Quitaúna

Photobucket

Batalhão Batista da Luz
Batalhão dos Funcionários Públicos
2o B.E. Companhia Anhanguera
Destacamento Abílio de Resende
Depósito de Remonta Móvel
Chefia Technica Veterinária

Photobucket

Trem Blindado TB1 TB2 TB3 TB4 TB5
Falange Acadêmica de Santos
5o B.C.R.
Batalhão de Assalto (Destacamento Agnelo)
Batalhão Bragantino
Batalhão Marcilio Franco (Coluna Capitão Sandim)

Photobucket

Batalhão de Marília
Batalhão Mato Grosso
Batalhão de Angatuba (4o B.C.R.)
M.M.D.C.
Batalhão de Voluntários do Paraná
Batalhão Exilados Constitucionalistas

Photobucket

Batalhão Barreto Leme
Batalhão de Reservistas de Santos (7o e 8o B.C.R.)
Batalhão Francisco Glicério
Batalhão Veteranos de Campinas
Caçadores Francanos
1o Batalhão Paulista da Milícia Civil

Photobucket

Batalhão 23 de Maio
Batalhão Rio Grande do Norte
Batalhão Marcondes Salgado
Caçadores de Piratininga
Companhia Tenente Cesar
Batalhão Anhanguera

Photobucket

Batalhão Nossa Senhora de Aparecida
Batalhão Princesa Isabel
Batalhão 9 de Julho
Guarda Civil de São Paulo
Bateria de Artilharia Capitão Mendonça
S.T.C. Serviço de Transporte Constitucionalista

Photobucket

Guarnição do Forte de Itaipu
Batalhão do Brás
Batalhão Raposo Tavares
Legião Paulista
Legião Negra
Batalhão do Professorado

Photobucket

Batalhão Amador Bueno
Batalhão Paraibúna
Batalhão 8 de Setembro
Batalhão Pinhalense de Voluntários
Companhia Alta Araraquarense
Esquadrão de Cavalaria Chico Vieira

Photobucket

Batalhão Voluntários de Rio Preto
Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente
Esquadrão de Cavalaria Miguelópolis
Batalhão de Catanduva
Esquadrão de Cavalaria Jardim
Destacamento Coronel Pedro Dias de Campos

Photobucket

5o R.I. Lorena
6o R.I. Caçapava
2o R.D.C. Pirassununga
2o G.A.P. Quitaúna
2o G.A.P. Jundiaí
4o R.A.M. Itú

Photobucket

Batalhão Floriano Peixoto
Companhia Isolada de Santo Amaro
Batalhão Ibrahim Nobre
Batalhão Universitário
Batalhão Chavantense
Batalhão Jaúense

Photobucket

Batalhão Avaré
Esquadrão de Cavalaria Coronel Correa
1o Batalhão do 6o R.I. Destacamento Abílio de Resende
Batalhão da Reserva de Santos
Batalhão Voluntários do Pará
Casa do Soldado/Lunch Expresso

Photobucket

Regimento de Cavalaria da Força Pública
Batalhão Visconde de Taunnay
Batalhão Bandeirantes
Batalhão Diocesano de Baurú
3o Batalhão do 5o R.I.
Batalhão Coronel Mello Mattos

Photobucket

14a Bateria de Morteiros de Ribeirópolis
Batalhão de Emergência (Ex- Combatentes da Força Pública)
Batalhão Brasileiros de 32
Serviço de Policiamento Civil da Capital ("Chapinhas")
Serviço de Guarda Noturna da Capital
Correio Militar do M.M.D.C.

Photobucket

S.A.T.O. Serviço de Abastecimento as Tropas em Operações
C.I.D.T. Comissão Inspectora das Delegacias Técnicas.
Cruz Vermelha Brasileira
D.C.M. Departamento Central de Munições
Serviço Médico de Cirurgia "Itália"
Destacamento Coronel Sampaio

Photobucket

4º R.C. Quitaúna
1o ao 7o Batalhões de Caçadores Voluntários
C.P.O.R.
Coluna Romão Gomes
Corpo de Bombeiros
Batalhão Marcondes Salgado

Photobucket

Regimento de Engenharia
Batalhão Voluntários Professores
Companhia de Granadeiros Floriano Peixoto
1o B.Z.A. - Batalhão da Zona de Assis
Serviços de Guerra da Escola Politécnica
Q.C.M. Regimento de Tranportes de Guerra

Photobucket

Cruz Azul de São Paulo
C.O.C. Cirurgia Odontológica de Campanha
Liga das Senhoras Católicas
Motociclistas Voluntários
4o B.C.P. Misto
4a Cia. Extra

Photobucket

Brigada Minas Geraes
Grupo Escoteiro São Paulo
Batalhão Ferragista
23a Bateria de Morteiros
6o R.C. Santos
Batalhão D´Oeste

Photobucket

2o Corpo de Voluntários Auxiliar da Força Pública
Regimento 9 de Julho
Companhia de Bombardas
Batalhão Borba Gato
Batalhão de Novo Horizonte
Batalhão Noroeste Paulista

Photobucket

Batalhão 14 de Julho
Batalhão Fernão Salles
Batalhão Barbosa e Silva
5o Corpo Provisório
Departamento do Ouro da Associação Comercial
D.A.P.C. Departamento de Assistência a População Civil

Photobucket

"Marchemos cheios de glória,
Conosco marcha a vitória!"
1932-2012. 


(Lista editada e compilada tendo como base a original publicada pelo jornal A GAZETA em julho de 1957. Caso você conheça algum batalhão não mencionado acima, favor enviar um email para o autor do blog.)