sexta-feira, 3 de maio de 2013

Medalha Coronel Pedro Dias de Campos

O post a seguir vai atendendo a dúvida de alguns amigos da Academia do Barro Branco em relação a medalha em homenagem ao Coronel Pedro Dias de Campos instituída em 1966 para agraciar os melhores alunos da FPSP - vigente até os dias de hoje na Polícia Militar. Abaixo uma imagem do célebre Coronel durante a Campanha de 1932.

 photo Scan0026.jpg

DECRETO 46.243-A, de 6 de maio de 1966
Institui na Fôrça Pública do Estado de São Paulo, a Medalha "Pedro Dias de Campos" e dá outras providências.

ADHEMAR PEREIRA DE BARROS, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, usando de suas atribuições legais, decreta:

Artigo 1.º - Fica instituída na Fôrça Pública do Estado de São Paulo a Medalha "Pedro Dias de Campos" com a finalidade de premiar os componentes dessa Corporação,que conseguirem classificar-se em primeiro lugar nos seguintes cursos:
I - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (C.A.O.)
II - Curso de Formação de Oficiais (C.F.O.)
III - Curso-estágio para o Quadro de Oficiais Auxiliares de Administração (Q O.A.A.)
IV - Escola de Sargentos (Es. Sgts.)
V - Escola de Cabos (E.Cbs)

Parágrafo único - A primeira colocação referida nêste artigo terá por base a média final de aprovação no curso respectivo, com aproximação até milésimo.

Artigo 2.º - A medalha instituída no presente decreto obedecerá as seguintes caracteristicas e especificações:
I - Metal: prata ou bronze.
II - Formato circular, no campo, a efígie em relêvo do Cel. Pedro Dias de Campos, de perfil oitavado, em uniforme de gala e descoberto; acompanhando a orla, em caracteres versais, os dizeres: "Cel. Pedro Dias de Campos". No reverso, tomando todo o campo, o brazão d'armas da Fôrça Pública.
III - Na parte superior externa da medalha se afixará um Florão que através de uma contra-argola se prende a uma argola de 12 mm de diâmetro externo por 10 mm de diâmetro interno, confeccionada com o mesmo metal da medalha e destinada à passagem da fita.
IV - Fita: de gorgorão de seda chamalotada, com 36 mm de largura e 55 mm de altura, com cinco listas verticals, sendo a central de côr branca, com 20 mm de largura, seguida de cada lado de uma lista vermelha com 2 mm de largura e uma azul, com 6 mm.
...
Artigo 3.º - A medalha será conferida em prata dourada ao 1.º colocado no C.A.O ; em prata - ao 1.º colocado no C.F.O. e Q.O.A.A. e em bronze - ao 1.º colocado nos cursos de Sargentos e de Cabos.
§ 1.º - Aos que obtiverem a 1.º colocação no C.A.O. e C.F.O. será, conferida a medalha correspondente, com a fita carregada no centro, do emblema distintivo do C.F.A. em prata dourada, com 8 mm de diâmetro, o mesmo acontecendo com a barreta.
§ 2.º - No caso de obtenção de duas primeiras colocações em qualquer dos outros cursos, Q.O.A.A., Escola de Sargentos e Escola de Cabos, a medalha e a barreta correspondentes serão igualmente carregadas,. no centro, do emblema referido no parágrafo anterior, porém:
a) em prata no caso de 1.ª colocação no Q.O.A.A. e em um dos Cursos da Escola de Sargentos ou da Escola de Cabos;
b) em bronze: no caso de 1.ª colocação nos Cursos da Escola de Sargentos e da Escola de Cabos.

 photo DSC02119_zps13b6ef37.jpg

 photo DSC02123_zps68597d34.jpg

3 comentários:

  1. Ricardo:
    Houve uma alteração no Decreto da medalha que oficializou a forma que você postou.
    Trata-se do Decreto n° 7.137, DE 26 de novembro de 1975.
    De fato, pelo que pude pesquisar, foi a oficialização da forma que se vinha fazendo.

    ResponderExcluir
  2. É lindo ver isso tudo... como é bom ver o orgulho de ser paulista difundido e defendido de forma tão inteligente, afinal ostentar a luta de nossos avós é algo bonito, é manter viva uma idéia, uma atitude... Parabéns pelo blog, um grande abraço e contém sempre comigo!!!

    Cristovam Ramos Neto

    ResponderExcluir
  3. João Marcos Carvalho11 de maio de 2013 11:23

    Há um detalhe interessante na foto. Nela, o Cel. Pedro Dias Campos aparece com um uniforme de tom mais escuro que os demais oficiais que o cercam, o que faz crer que havia pelo menos duas tonalidades de cáqui para as fardas da Força Pública da época.
    Caso alguém tenha informações sobre o tema (cores de uniforme) solicito postá-las neste espaço, já que trata-se de uma pesquisa complexa devido ao preto e branco das fotos e a falta de uniformes de época em museus.
    Grato.

    ResponderExcluir