quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Capacete da 7a CIA de Guardas de São Paulo

Continuando a saga dos capacetes paulistas, apresento hoje aos amigos leitores do blog um belo exemplar usado pela antiga 7a CIA de Guardas de São Paulo. Essa tropa era responsável, além das missões típicas de um batalhão de infantaria, por participar dos cerimoniais militares do II Exército; por operações de Controle de Distúrbios Civis e pela segurança de instalações militares e pontos sensíveis do II Exército. Posteriormente esta tropa foi substituída pelo 2o Batalhão de Guardas em 1970. O capacete em fibra é um antigo Westinghouse provavelmente fabricado durante a 2a Guerra Mundial.

 photo DSC00742_zps7ab5f705.jpg

 photo DSC00743_zpsf810ebce.jpg

 photo DSC00747_zps1caeddca.jpg

 photo DSC00749_zpse0f737a3.jpg

 photo DSC00752_zps2f950282.jpg

 photo DSC00758_zps827c5e78.jpg

Na imagem abaixo vemos o capacete em uso em uma cerimônia na Catedral da Sé no ano de 1962.

 photo BGSP_zps6c2b1694.jpg

 photo BGSP2_zps5ad6a6b9.jpg

30 comentários:

  1. Tive a honra de ter servido no 2o. BG em 1970 quando da substituição da 7a. Cia. de Guardas.
    Ainda assim chegamos a conhecer a ultima tropa da 7a. pois deram baixa por volta de abril de 1970.
    ~Sd. Aragão - 923 - 3o.Pelotão da 2a. Cia. de Guardas do 2o. BG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu era o 862, fui auxiliar do subtenente no almoxarifado e reserva dos transportes. as vezes levava o Cel Lauro Paraense de Farias de Jeep para sua casa.

      Excluir
  2. Contatos que ainda temos hoje em dia e que vieram da 7a. Cia. para o 2o.BG
    Tenente Passini Comandante da 2a. Cia em 1970
    Tenente Santos Sub-Comandante da 2a. Cia em 1970
    Sargento Mangueira (in memorium)

    ResponderExcluir
  3. Primo,que satisfação em encontrar o "meu capacete"!Tive o privilégio e a honra de servir na 7ª de Guardas,durante os anos de 67 e 68.Nosso Comandante,depois do Major Lessa,que foi posteriormente comandante da Guarda Civil,foi o Major Josué de Figueiredo Evangelista.Servi no Primeiro Pelotão de Fuzileiros,comandado pelo Tenente Carlos Alberto Ladeira,excelente comandante.Foi um tempo ao mesmo tempo difícil,pelo momento histórico,mas feliz pelos inúmeros amigos de caserna,de quem não esqueço de nenhum.Um abraço e muito grato pela homenagem aos que passaram pelo Portão das Armas,que tinha a frase:"Por aqui passaram os melhores soldados do II Exército".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Servi de 67 a 68 do 2o pelotao do Sarg Mangueira
      Sold Salles.

      Excluir
    2. 358 PINHEIRO - 4º PELOTÃO DA SÉTIMA DE GUARDAS Turma 67/68

      Excluir
    3. Olá Salles ,sou Djalma 363 , servimos juntos em 67/68 no segundo Pelotão do Saudoso Sgt Mangueira.
      Face Djalma Santos 58.

      Excluir
  4. Servi na 7 de Guarda e lembro com saudade o quarto pel e a sala de meios onde trabalhei
    soldado 185 setima uipe quem for fela ja sabe


    ResponderExcluir
  5. A todos os pés de poeira da 7ª Cia GD
    Vida Longa e Próspera.

    Cb Borges (1967-1973)

    www.mkmouse.com.br

    ResponderExcluir
  6. Josué Gabriel da silva9 de janeiro de 2014 09:06

    Com muito orgulho servi nessa corporação Cbo Gabriel - 370 , muita saudades e gostaria de ter contcto com os antigos companheiros.

    ResponderExcluir
  7. Servi no período de maio de 1965 até junho de 1966, fui soldado do terceiro pelotão de fuzileiros, arma lança chamas, e depois eletricista- mecânico de viaturas, atuando habitualmente como motorista de dia. Tive orgulho de ter servido na gloriosa Sétima Cia de Guardas do parque D. Pedro. Fui o soldado JANUZZI 341. JOSÉ JAIR JANUZZI DE ASSIS. (tenho Facebook)

    ResponderExcluir
  8. Um soldado, não importa de que Arma, serve hum ano, e depois, tem história para contar por toda uma vida. Eu, tive orgulho de ter servido numa cia de elite. Gostei muito dos comentários acima. Isso prova que recordar é viver. Um abraço a todos. Soldado 341 Januzzi do 3º Pelotão de Fuzileiros da Sétima Cia de Guardas.

    ResponderExcluir
  9. Servi no período de maio de 1966 a maio de 1972. Fui soldado, cabo e sargento. Guardo com muito orgulho a placa de fundação do 2 Batalhão de Guardas que ganhei naquela ocasião. Quando incorporei na 7 Cia de Guardas fui soldado do 4 pelotão comandado pelo Sgt Mangueira. Fui o Sargento Ferlin e tenho saudades dos bons tempos e dos difíceis que passamos.. Quem serviu naquele período sabe do que estou falando. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual era o nome real do Sargento Gatão dos transportes?

      Excluir
    2. Sagento Ferlin, que parecia um ator italiano da época? Gostaria de saber o nome real do sargento Gatão dos transportes.

      Excluir
  10. Soldado 358, Pinheiro 4º Pel da Sétima de Guardas, turma 67/68. A procura dos que serviram comigo no mesmo Pelotão ou em outro nos mesmos anos. Foram meses vividos intensamente e com muita dedicação. Meu email clovismonconill@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado 487, TAMBALO, 4º Pelotão da Sétima Guarda, turma 67/68. Abraço a todos.
      TOUCHÉ
      meu email: valdirtambalo@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Olá Sd Pinheiro , sou Djalma sd 363 do segundo Pelotão do Saudoso Sgt Mangueira, Servi tbm em 67/68. Meu Face : Djalma Santos 58 , será um prazer conversarmos. Abraço

      Excluir
  11. Soldado 494, Reina, 4º Pel. 7ª Cia. de Guardas, turma 67/68. Grande abraço a todos! wareina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. SE HOUVER ALGUÉM DA TURMA DE MAIO DE 1965 A JUNHO DE 1966, POR FAVOR COMUNIQUE-SE COMIGO: JANUZZI.ADV@TERRA.COM.BR (TENHO FACEBOOK "JOSE JAIR JANUZZI DE ASSIS" SOLDADO 341 DO 3º PELOTÃO DE FUZILEIROS DA GLORIOSA 7ª CIA DE GUARDAS DO PQ. D. PEDRO. UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  13. SOLDADO GUERRA 333, ANO 1969 a 1970, FOI UM ORGULHO TER SERVIDO NA CIA. DE GUARDAS" PELOTÂO PANTERA", SAUDADES DOS AMIGOS DA ÈPOCA , ABRAÇO A TODOS.
    EDUARDO GUERRA

    ResponderExcluir
  14. no ano de 1964 dei baixa da setima companhia de guardas situada no parque d pedro, fui nucleo base entrei em 1962 e sai em 19 de março de l964 dias antes do golpe militar, ou seja me livrei de ficar por mais tempo, sinto um a imensa saudade poius servi com o jogador peninha do corinthians, do cantor roni cordi, e outros tantos contemporeanios, por muito tempo trabalhei na sargentiação, fazendo as escalas de serviço, apresen tado a tropá ao comando, infelizmente o tempo passou e o nooso brasil continua na mesma

    ResponderExcluir
  15. SOLDADO 81 TERCEIRO PELOTÃO SERVI NA SETIMA COMPANHIA DE GUARDAS NO PERIODO DE 62 A 64,TRABALHANDO NA SARGENTE4AÇÃO, FAZENDO AS ESCALAS DE SERVIÇO E OUTROS, APRESENTANDO PELA MANHÃ A TROPA AOS OFICIAIS QUE NO COIMANDO SE ENCONTRAVA O CAPITÃO IVAN E OUTYROS OFICIAIS, DEI BAIXA NO DIA 19 DE MARÇO 1964, DIAS ANTES DO GOL.PE MILITAR, MEU NOME DE GUERR ERA SAPIENCIA, TENHO MUITAS SAUDADES DO TEMPO DE CASERNA, UM ABRAÇO AOS MEUS CONTEMPORANEOS.

    ResponderExcluir
  16. soldado 81 do terceiro pelotão meu nome de guerra era SapIEnciA, trabalhei na sargenteação fazendo escalas de serviço, demais trabalhos burocraticos, inclusive apre3sen tando a tropa para os oficiais diariamente, bons tempos sinto muita saudade dos meus comtemporaneos , desde ja meus cumprimentos.

    ResponderExcluir
  17. 29 de junho de 2016. caros contemporaneos da setima companhia de guardas periodo nos 62 a 64, do famoso quartel do parque d pedro, meu nome de guerra era sapiencia numero 81 do terceiro pelotão, tenho muitas saudades , trabalhei muito tempo na sargenteação fazendo todo serviço burocratico eu era muito popular entre os soldados tais como roni cord peninha do corithians pois tinhamosu m tim aço de futebol de salão inclusive jogqamos no c ampeonaqto da gazeta, m uyito popular na epoca, me despeço deixando u m forte abraço aos meus com temporaneos.

    ResponderExcluir
  18. Meu pai serviu entre 63/63 soldado Rocha não sei o pelotão eu fui Sargento temporário da PE em 94 caso alguém lembre de um soldado Rocha entre em contato e nada fotos caso tenha obrigado

    ResponderExcluir
  19. Kusters 66/67
    Não encontro mais nenhum comtemporâneo dessa época de caserna. Já busquei no Face, porém não consigo lembrar o nome de todos. Alguns ainda lembro, como CHAMORRO, AREIAS, BARBIERI, MAGALHÃES, ABILIO, REINHOLZ, TCHERNEV, sargentos: MANGUEIRA, VENANCIO, HEITOR, MIRANDA. Ten LADEIRA, PANAZZO, AYRES.
    Se algum Cara de Leão daquela época por um acaso entrar nesse Blog, ou mesmo algum que conheceu esse pessoal, entre em contato comigo via FACE. procure por Dorival Kusters.

    ResponderExcluir
  20. Sd 363 Djalma Segundo Pelotão do Saudoso Sgt Mangueira. Tempos bons.
    Face: Djalma Santos 58

    ResponderExcluir
  21. É um prazer muito grande encontrar todo esses soldados ainda. Servi tbm na Sétima Cia de Gd no Glicério Pq D.Pedro Sp. Nos anos 67/68 no Segundo Pelotão do Saudoso Sgt Mangueira.meu nome : Djalma 363. Face :Djalma Santos 58 .e-mail : santodjalmas58@hotmail.com zap21 987473584 , quem quiser entrar em contato , será um prazer muito grande em conversarmos. Abraços á todos

    ResponderExcluir
  22. Ãlguém serviu entre 1982/1983 com o Sd Gilberto Canado

    ResponderExcluir