segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Livros do Coronel Edilberto de Oliveira Melo

Muita gente me escreve pedindo dicas bibliográficas sobre a história de São Paulo, das Revoluções de 24 e 32, da Força Pública, etc...Tenho certeza que uma série de livros que não devem faltar em nenhuma biblioteca dos amantes da história paulista são os livros do Coronel Edilberto de Oliveira Melo - que são fonte inesgotável de conhecimento sobre São Paulo e sua história militar, adotados inclusive pelas escolas de formação da PM.

O que torna estes livros realmente especiais é o fato que o Cel. Edilberto ingressou na Força Pública em 1939 e foi declarado Aspirante à Oficial em 1944 (na primeira turma a se formar no Barro Branco), em 1946 diplomou-se instrutor na Escola de Educação Física, tendo como Paraninfo dos Formandos o Cel. Pedro Dias de Campos, na Reserva foi nomeado Diretor do Museu de Polícia Militar e posteriormente assumiu a presidência da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PM (sendo eleito em mais seis mandatos), ou seja, ele viveu boa parte da história que nos conta - e conheceu personagens lendários da nossa história.

Os livros até agora publicados são:
- Polícia Militar Asas e Glórias de São Paulo (1977)
- O salto na Amazônia e outras narrativas (1978)
- Raízes do Militarismo Paulista (1982)
- Marcos históricos da PM
- Clarinadas da Tabatinguera (2011)
- Pro Brasilia (2013)

Alguns destes livros estão atualmente fora de catálogo, mas podem ser encontrados em sebos e livrarias especializadas na internet. A boa notícia é que existem ainda trabalhos inéditos em vias de serem publicados. Que venham muitos mais, Coronel Edilberto!

 photo DSC01488_zps22a5fa7c.jpg

O autor do blog e grande admirador do Coronel Edilberto, na Academia do Barro Branco em 2012.

 photo DSC08978_zps3899dc4d.jpg

Outra dica valiosa é o blog que o escritor mantém na internet, o "Memórias de um Veterano" que pode ser acessado neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário