segunda-feira, 7 de julho de 2014

As dez matérias mais acessadas do blog!

Nesses mais de quatro anos de blog foram publicadas 565 matérias sobre a Revolução de 32 e sobre o passado de São Paulo. Dez dessas matérias tiveram uma visitação acima da média e decidi então colocar estas matérias em um mesmo post para servir como uma introdução aos novos visitantes do blog. Foram matérias que eu gostei muito de fazer, e espero que os leitores aproveitem as informações contidas em cada uma delas. Basta clicar no título de cada uma delas (em laranja) para acessar o link da matéria correspondente. Divirtam-se!!

1- Mario Machado Bittencourt - O Herói da Ilha da Moela no Guarujá
Uma história que é uma das mais fantásticas passagens da Revolução Constitucionalista: A bravura e a determinação de um jovem carioca que aos vinte e três anos encontrou a morte nas águas do Guarujá em setembro de 1932, lutando por São Paulo.

 photo 1932_05.jpg

2 - Monumento e Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 - Parte I, Parte II e Parte III
O Mausoléu aos Heróis de 32 localizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo, é o local de descanso dos soldados tombados na Revolução de 1932. Obra do escultor italiano e ex-combatente Galileo Ugo Emendabili o obelisco é feito em puro mármore travertino. Sob o obelisco, um mausoléu em formato de cruz que abriga os restos mortais dos combatentes com acesso diante ao parque.
Inaugurado em 9 de julho de 1955 é neste local que a população paulista presta anualmente a mais de cinco décadas, homenagens aos seus heróis em solenidades que contam até hoje com a participação de veteranos da revolução e seus familiares. Não seria exagero dizer que este é um dos lugares mais simbólicos de São Paulo, aonde o paulista expressa constantemente seu amor por seu passado e sua História.

 photo 002-2.jpg

3 - O relógio do Mappin
Fundado em 29 de novembro de 1913 pelos irmãos ingleses Walter e Hebert Mappin, o Mappin Stores abriu suas portas na elegante Rua 15 de Novembro onde funcionou até o ano de 1919 - quando foi transferido para a "Praça do Patriarcha" - importante local de encontro dos paulistas daquela época e que pode ser considerada como um dos berços da Revolução de 1932 - pois era ali que aconteciam os mais inflamados comícios e reuniões públicas a favor de São Paulo.

 photo DSC02925.jpg

4 - O mais tradicional quartel paulista
Sem sombra de dúvida, o quartel da Luz é um dos locais mais históricos da cidade. Dentro de suas muralhas ocorreram fatos que alteraram o curso da história do Brasil, sendo mais marcantes os ocorridos em 1924 e 1932 - atualmente o quartel é a sede do 1o Batalhão de Polícia de Choque e é um verdadeiro museu a céu aberto.

 photo DSC03262.jpg

5 - Expedição ao campo de batalha em Eleutério
Tive a oportunidade de visitar o local de uma das mais sangrentas batalhas da revolução, no vilarejo de Eleutério - na divisa de São Paulo com Minas Gerais. A convite de um ávido leitor do blog e conhecedor da região, adentramos na mata percorrendo o caminho da antiga estrada de ferro e subimos no topo de um dos morros da região para lá encontrarmos uma trincheira paulista praticamente intocada 79 anos após a revolução. A emoção de estar em um local tão histórico foi muito grande e nos deixou pensando no sacrifício daqueles que por ali ficaram.

 photo DSC03615.jpg

6 - Oitenta anos da morte do General Julio Marcondes Salgado - Parte I e Parte II
Tive a grata oportunidade de ser recebido pelos netos do General Marcondes Salgado, o CEL PM Elyseu Guilherme Salgado Rocha e pela Sra. Eloísa Maria Rocha Salvato. Nesta ocasião pude conhecer o fantástico acervo da família, muito bem guardado e conservado pelo seu neto Elyseu. São centenas de objetos, troféus, fotos e documentos que contam a história do General Salgado e a história de São Paulo.

 photo CELSALGADO.jpg

7 - São Paulo, a máquina de guerra
Sem dúvida alguma, a maior realização paulista em 1932 foi a mobilização de toda a população do estado em torno de uma causa. Esta reunião de pessoas das mais diferentes camadas sociais, profissões, conhecimentos e qualidades distintas tornou possível realizar o que era considerado impossível: Organizar e treinar batalhões de voluntários para o combate, serviços de retaguarda, propaganda, transporte e logística, correio militar, hospitais e serviços médicos - tudo funcionando de forma a atender as demandas de um estado de guerra. Dentre as inúmeras façanhas da coesão paulista, a criação de nossas próprias armas de ataque e defesa é algo que estarrece quem pesquisa um pouco sobre o tema.

 photo TB6.jpg

8 - 4o Batalhão de Polícia de Choque / Operações Especiais - Parte I, Parte II e Parte III
Uma pequena série de três matérias sobre o 4o Batalhão de Polícia de Choque, que reúne três diferentes Companhias de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Mas por que falar da polícia "moderna" em um blog que trata da Revolução de 32? A resposta é simples: Todas estas tropas paulistas vem do mesmo embrião e trazem consigo uma tradição centenária. Nas suas passagens estão os capítulos que tratamos diariamente aqui no blog - Guerra do Paraguai, Revolução de 1924, Revolução de 1932 e outros conflitos internos e externos. Os batalhões atuais da Polícia Militar são as tropas de Piratininga que escreveram algumas das páginas mais gloriosas da história do Brasil.

 photo DSC09711_zpsa224a2a4.jpg

9 - 23 de maio de 1932
O mês de maio daquele ano de 1932 já tinha se iniciado com muita tensão no ar: Greves, comícios, articulações políticas e militares iam aos poucos dando forma ao movimento revolucionário. Vargas por sua vez, acenava com a Assembléia Constituinte apenas para o ano seguinte, causando indignação e descontentamento entre os paulistas...

 photo CARTAZ23MAIO_zpsfbeb2989.jpg

10 - Visita a Frente Norte
Os temas ligados a Revolução de 1932 são muitos e em quatro anos de blog eu ainda não tinha conseguido postar uma matéria sobre os locais onde ocorreram as maiores batalhas na Frente Norte. Finalmente posso corrigir essa terrível falha e trago aos leitores fiéis do blog uma matéria recheada de fotos das localidades mais importantes da Epopéia Paulista no Vale do Paraíba.

 photo TUN_003_zps712fe7cd.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário