terça-feira, 22 de julho de 2014

Fotografias inéditas da região de Cunha em 1932

Recebi por email do Sr. João Cassinha, algumas imagens inéditas da região de Cunha durante a Revolução de 1932. As originais são de propriedade de moradores da cidade (Washington Luiz de Oliveira e Professor Dadá). Agradeço em nome do blog em nome dos leitores pelo compartilhamento destas preciosas imagens - que são verdadeiras janelas para o passado!!

A "Batalha de Cunha" ocorreu entre 14 de agosto e 13 de setembro de 1932, e é considerada por muitos historiadores como a mais importante da revolução. Aos paulistas a importância de Cunha era guarnecer a retaguarda de suas tropas no Vale do Paraíba, aos federais estava em jogo justamente a porta de entrada em território paulista de milhares de tropas enviadas por Parati.

Participaram das manobras elementos do Exército, Marinha, Fuzileiros Navais, policiais da Força Pública de três estados e voluntários civis da Legião Negra, Liga da Defesa Paulista, Batalhão Arquidiocesano - além da atuação dos Gaviões de Penacho. Em breve vou publicar uma matéria a respeito da região na qual pretendo pormenorizar alguns aspectos desta batalha.

Voluntários paulistas na cidade de Cunha.

 photo 07WashingtonLuizdeOliveiraa_zps2a74ea34.jpg

 photo 08professorDadaacute_zpsf81ef937.jpg

Aspecto da cidade de Cunha.

 photo 09professorDadaacute_zpsa238c44e.jpg

Abaixo duas imagens de Guilherme de Almeida, na primeira com "Ábilio, Limonge e Juvenal Santos" e na segunda com "Clementino de Castro".

 photo D-Abilio-GuilhermedeAlmeida-Limonge-JoseJuvenalSantos_zps01967104.jpg

 photo D-GulihermedeAlmeida-ClementinodeCastro_zps82c6c18d.jpg

Na imagem abaixo o motorista é o voluntário Edgard de Oliveira.

 photo Untitled-1-2_zps021d3c00.jpg

Trincheira no "Facão" (bairro de Cunha).

 photo D-trincheiradoFacao_zpsd09652d5.jpg

A imagem abaixo, posterior a revolução é da inauguração do Monumento a Paulo Virgínio, agricultor que capturado pelos cariocas foi executado a sangue frio por se recusar a fornecer a localização das posições paulistas.

 photo monumento_Pauilo_Virginio_zpsf61a92c1.jpg

Um comentário:

  1. Impressiona e emociona ver os veteranos bem-trajados e usando capacete, bibico, distintivo... Vontade de entrar na foto.

    Obrigado e parabéns pelas fotos, Ricardo!

    ResponderExcluir