sábado, 9 de agosto de 2014

Distintivo do "Lunch Expresso"

Mais um distintivo histórico relacionado a São Paulo. O serviço de "Lunch Expresso" que funcionou na Revolução de 1932 foi uma iniciativa das Senhoras e Senhoritas da "Instrucção Artística do Brasil" - o expediente abastecia as tropas em combate com lanches acondicionados em pequenas caixas de papelão.

Com sede na rua 24 de Maio no centro da cidade, o "Lunch Expresso" começou a funcionar em 15 de julho de 1932. O serviço prestado por estas almas caridosas que cuidavam de um desconhecido com o mesmo cuidado que teriam com o marido, irmãos ou filhos acolheu milhares de soldados. As senhoras e senhorinhas do "Lunch Expresso", o nosso mais profundo respeito.

Figurinha número 58 do Album Paulista, eis o raro distintivo do "Lunch Expresso".

 photo DSC04157_zps814af259.jpg

 photo DSC07798.jpg

Cada uma das caixas geralmente continham 1 sanduíche, bananas, laranjas, ovo cozido, sal, biscoito, balas, paçoca, um santinho com a imagem de Nossa Senhora e um maço de cigarros. Era um pouco do conforto do lar na borda das trincheiras nos infinitos do Estado de São Paulo.

 photo DSC07800.jpg

Agradeço novamente ao colecionador Rodrigo Telles, que permitiu que eu tirasse fotos de seu acervo. Caso você possua um destes distintivos e se interesse em vendê-lo, entre em contato (tudoporsp1932@gmail.com).

2 comentários:

  1. João Marcos Carvalho10 de agosto de 2014 22:12

    A mobilização do povo paulista em prol da causa constitucionalista é algo sem precedentes na história dos povos. A derrota militar foi indiscutivelmente superada pela extraordinária atuação do Exército da Retaguarda. Que página linda escrevemos em 32 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das palavras do João Marcos as minhas também.O que seria de nossos combatentes das frentes de batalha sem a atuação do "exército de retaguarda",em especial as senhoras e senhoritas do "lunch expresso"

      Excluir