segunda-feira, 20 de abril de 2015

Insígnias do 1o Batalhão Tobias de Aguiar

Apresento hoje aos leitores do blog algumas insígnias históricas do 1o Batalhão de Polícia de Choque - Tobias de Aguiar da data de sua criação até os dias atuais. Trata-se de um conjunto de símbolos que se tornaram com o tempo a marca registrada do batalhão da Polícia Militar mais temido pelos marginais e mais respeitado pela população - sendo que cada um destes símbolos tem significados e origens próprias. No final desta matéria é possível encontrar alguns links de matérias sobre o Batalhão Tobias de Aguiar que foram publicadas aqui no blog.

1o BATALHÃO DE CAÇADORES DA FORÇA PÚBLICA

Na imagem abaixo vemos o uso do numeral "1" designando o 1o Batalhão de Caçadores da Força Pública de São Paulo.

 photo DSC05104_zps9utrkz9d.jpg

A antiga ogiva da FP traz os fuzis cruzados o número "1".

 photo DSC05101_zpsajktmjfp.jpg

Nos anos 1940 a insígnia com o bandeirante Domingos Jorge Velho era usada no braço esquerdo dos uniformes da FP e trazia a inscrição do batalhão. No exemplar abaixo a insígnia do 1o B.C.

 photo DSC05096_zps58vero6m.jpg

O BRASÃO

Em 1951, no 60o aniversário, o 1o Batalhão de Caçadores passa a se chamar "Tobias de Aguiar" e passa a adotar o famoso brasão. Abaixo uma descrição resumida dos seus quatro campos:
Abreu
Em goles (vermelho), que simboliza a audácia, grandeza e espírito de luta, cinco asas de águia em santor que é o símbolo da rapidez nas expedições militares, em ouro que simboliza o explendor, a soberania e a constância.

Aguirre
Em ouro com duas faixas diminuídas que simboliza o cinto do cavaleiro, abaixo destas, três flores-de-lis de goles (vermelho), na parte inferior, um escudo em fundo branco que é a simbologia da pureza e do ideal, uma águia em sable (negro) e a direita outras três faixas em sinople (verde) que é a simbologia da vitória, honra e civilidade.

Leme
Em ouro, cinco merletas em santor que simboliza a indicação dos inimigos vencidos em batalhas, em sable (negro) que é a simbologia da simplicidade, sabedoria, ciências e honestidade.

Aguiar
Em ouro, uma águia de goles (vermelho) e membrana de negro, que é a simbologia do poder, da vitória e da prosperidade, o que identifica o apelido dos AGUIARES e do 1º Batalhão de Choque "TOBIAS DE AGUIAR".

 photo DSC05122_zpsrfnscuhz.jpg

 photo DSC05125_zps9kct1k17.jpg

No início da década de 60 é formada a 1a CPA, Companhia de Policiamento Auxiliar Tropa de Choque. O brasão do batalhão é usado em escudos, capacetes e em blindados.

 photo image1_zpso9y0hywb.jpg

 photo image11_zpstlulcrip.jpg

A BOINA NEGRA


Em 1970 para combater a crescente onda de terrorismo que vinha assolando São Paulo, é criada a modalidade ROTA Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar e a mítica boina negra é adotada pela tropa.

 photo image10_zpsh3sn71wo.jpg

 photo image2_zpsztwefvml.jpg

Como é possível ver nas fotos acima e abaixo, uma tarjeta preta e vermelha bordada ROTA era usada do lado esquerdo do braço, e na boina negra os fuzis cruzados usados pela PM naquela época.

 photo DSC05120_zps03bd97wj.jpg

 photo DSC05134_zpssnezqioh.jpg

A boina negra permanece em uso até os dias atuais, porém os fuzis cruzados foram substituídos pelas insígnias de uso da PM indicando o posto do militar. Abaixo vemos a insígnia de Oficial.

 photo DSC05141_zpsyfuamrlo.jpg

Inicialmente a tarjeta CHOQUE substituía a tarjeta ROTA dependendo da ação da tropa. Hoje com a adoção do braçal os soldados usam a tarjeta CHOQUE permanentemente no uniforme.

 photo DSC05116_zpsabueizsm.jpg

O LOGOTIPO DA ROTA

Posteriormente foi criado um logotipo com o "R" estilizado apontando para uma estrela, que significa o objetivo. A criação é de autoria do 2o Ten PM Bianchi Petrolino Filho, hoje Coronel da reserva. Abaixo vemos um interessante cartão de apresentação do novo logotipo que circulou naquela época.

 photo image3_zpssrejhwml.jpg

O logotipo do Batalhão é utilizado nas viaturas em local de destaque até os dias de hoje.

 photo image9_zpsaogbh77a.jpg

O BRAÇAL DE ROTA


O braçal de ROTA é entregue ao soldado em uma solenidade especial e mediante a um juramento proferido em frente aos seus colegas, no qual o soldado promete honrar o braçal e a boina negra - "símbolo de dignidade, moralidade e legalidade na defesa da sociedade paulista". Nas imagens a seguir vemos o uso de todos os símbolos descritos acima em diversos momentos da história do Batalhão.

 photo DSC05130_zpsdatn8utm.jpg

 photo image7_zpsmn6dcxli.jpg

 photo image4_zpsuy61swbf.jpg

 photo image5_zpsibo60twg.jpg

 photo image12_zpsdcwjyxeu.jpg

 photo DSC09569_zps5hkqg75s.jpg

Para saber mais:
O mais tradicional quartel paulista
Medalha do Centenário do 1o BPChq
Cerimônia de aniversário do 1o Batalhão de Polícia de Choque
Capacete Tropa de Choque da Força Pública - Batalhão Tobias de Aguiar
Livro Quartel da Luz, Mansão da ROTA

3 comentários:

  1. Interessante que essas fotos da PM dos anos 70-80 ainda despertem certo saudosismo. Mas, sem dúvida, a Polícia Militar é uma instituição muito melhor hoje em dia do que jamais foi no passado. Nunca foi tão equipada, bem formada e instruída, com oficiais altamente capacitados e uma tropa motivada quanto o é hoje. Quem sabe um passo adiante no futuro será a criação de uma carreira única.

    ResponderExcluir
  2. Gilberto. ..recentemente recebi fotos deste saudoso batalhão atuando no incêndio do andraus e do joelma...elas devem eatar disponíveis na net...vale a pena ver...

    ResponderExcluir
  3. O Terceiro Escudeiro da 1º CPA é meu pai, caso queira, tenho mais fotos !!
    Grande abraço Ricardo !!

    ResponderExcluir