quinta-feira, 10 de setembro de 2015

GUARDER, o novo veículo blindado da Polícia Militar de São Paulo

Em maio passado postei uma matéria a respeito do 2o Batalhão de Polícia de Choque "Anchieta" trazendo detalhes de seu histórico. Retornamos agora ao batalhão para conhecer de perto o novo veículo blindado que foi especialmente projetado para a PM paulista - o gigantesco GUARDER.

Para começo de conversa é preciso dizer que o GUARDER (palavra criada pelo fabricante, junção de termos em hebraico e latim significando GUARDIÃO) é simplesmente gigantesco e diferente do que muitos setores da imprensa noticiaram, não é um veículo de "ataque" - e sim um carro capaz de levar a tropa até uma situação de crise de maneira segura. Além disso é uma notável plataforma de informação, equipado com câmeras capazes de monitorar um assunto de interesse a uma longa distância, além de gravar imagens de tudo que acontece ao seu entorno - trazendo maior transparência às ações da polícia durante as ocorrências.

Fabricado em Israel pela Plasan Security Solutions, o GUARDER foi projetado de acordo com as especificações da Polícia Militar, ou seja, não existem outros veículos iguais atuando em outras partes do mundo. Destinado ao controle de distúrbios civis, sua blindagem protege a tropa embarcada de tiros de fuzil, bombas, "coquetéis molotov" e qualquer tipo de objetos que possam ser arremessados em direção ao veículo. A tecnologia embarcada é de ponta trazendo instrumentos de visão noturna e termal para detecção de pessoas homiziadas. Além disso, os blindados possuem capacidade para desobstruir vias bloqueadas e contam com sistemas de exaustão e contra incêndio.

Para aprender a pilotar o veículo que além de muito pesado tem dimensões extraordinárias, foi ministrado um curso especial pelo fabricante para a primeira turma de policiais paulistas. As imagens a seguir mostram alguns detalhes desse notável veículo que já está em operação pelos 2o e 3o Batalhões de Choque.

 photo IMG_1667_zpsxad34uri.jpg

O blindado é montado sobre um chassi comercial 4X4, equipado com motor turbo diesel, 12 marchas à frente e duas a ré; direção hidráulica e suspensão especial para terrenos acidentados.

 photo IMG_1678_zps4vwidwhi.jpg

 photo IMG_1699_zpsnqgwwwro.jpg

 photo IMG_1700_zps15eonqxu.jpg

O GUARDER pode transportar até 24 soldados totalmente equipados mais dois tripulantes. Seu comprimento é de 8.6 metros, mede 3,5 metros de altura e pesa mais de 16.000 quilos.

 photo IMG_1682_zpswfxge8el.jpg

 photo IMG_1690_zpsimp5krzx.jpg

 photo IMG_1694_zps8vufey2s.jpg

Seteiras permitem que a guarnição dispare do seu interior, o veículo ainda é equipado com GPS, visão noturna e térmica e tem uma torre no teto com visão em 360º.

 photo IMG_1711_zps3a5nshti.jpg

 photo IMG_1712_zpsh7r34jgz.jpg

 photo IMG_1729_zpsd9udepl3.jpg

 photo IMG_1673_zpsstdg5j8o.jpg

 photo IMG_1668_zpsd7k1c5bo.jpg

 photo IMG_6029_zps1k2flvs1.jpg

 photo IMG_1717_zps0vzcbexl.jpg

 photo IMG_1722_zpsonlbwyfg.jpg

 photo IMG_6028_zpsszdcufpu.jpg

 photo IMG_1680_zpshxovo3vc.jpg

 photo IMG_1698_zpsypwd7hzn.jpg

Agradeço ao Cel PM Nivaldo César Restivo, ao Ten Cel PM Luiz Gonzaga de Oliveira Júnior, ao Cap PM Alexandre Vilariço, ao Cap PM Arcanjo e aos atenciosos policiais do 2o BPChq a colaboração para a realização desta matéria.

6 comentários:

  1. Coisas mais lindas do mundo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Não achei ideal o lugar dos extintores na traseira, alvo fácil para um vândalo querer treinar a pontaria....

    ResponderExcluir
  3. só de pensar que o Espinha de Peixe, ha 30 anos atrás dava conta e ainda contavam historia !!

    ResponderExcluir