sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Medalha Batalhão Paes Leme nominal

Uma das mais famosas medalhas produzidas por ocasião da Revolução de 1932 é a medalha do Batalhão Paes Leme. Abaixo apresento uma versão desta medalha preenchida com o nome, CIA e número do combatente - o que é bastante difícil de ser encontrado!

A medalha é obra do escultor italiano Miguel Langone (autor da famosa Medalha de São Paulo) e que posteriormente produziu peças estampadas em metal para a polícia paulista.

 photo IMG_1985_zps4f2s18ng.jpg

 photo IMG_1991_zpsnywk9bqa.jpg

 photo IMG_1987_zpso9mgmxfp.jpg

Um comentário:

  1. Minha Falecida Avó Dona Mafalda contava que em 1932 ela era uma menina de 8 anos moradora de Caieiras SP, moravam em um sitio onde hoje chama se nova Caieiras, por volta de quase meia noite dois homens chamaram por seu pai ( meu bisavô)eram seus dois primos de Bragança Paulista que lutavam na revolução e estavam fugindo desesperados.
    Queriam armas e munição mas meu bisavô não tinha o que queriam e também aconselhou-os a se entregarem minha avó contava que meu bisavô ficou muito nervoso e preocupado com essa situação, aconselhou os a descansar e se entregarem no outro dia, eles disseram que não podiam se entregar que seriam mortos mas depois de muita insistência concordaram.
    Logo pela manhã meu bisavô levantou para dar café aos primos mas eles já não estavam mais lá.
    Deixaram suas fardas, armas que estavam sem absolutamente sem um cartucho pegaram umas roupas sujas que estavam do lado de fora da casa e nunca mais se teve noticias deles.
    Os objetos deixados por eles encontram se em poder da minha família e simplesmente é uma relíquia sem preço.

    ResponderExcluir