sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Medalha Mérito e Dedicação

Recentemente tive a honra de ser agraciado com a Medalha Mérito e Dedicação do Diretório Acadêmico XV de Dezembro da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Agradeço aos Alunos Oficiais pela indicação e abaixo apresento a medalha e trecho do decreto que a oficializa.
Decreto nº 25.348, de 4 de junho de 1986
FRANCO MONTORO, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista as manifestações do Secretário da Segurança Pública, Decreta:
Artigo 1.º - É dado caráter oficial à Medalha Mérito e Dedicação, instituída pelo Diretório Acadêmico XV de Dezembro, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, com o objetivo de galardoar as pessoas físicas ou jurídicas, civis, militares ou policiais militares, que, por seus méritos pessoais e por relevantes serviços prestados ao Diretório Acadêmico XV de Dezembro, à Academia de Polícia Militar do Barro Branco ou à Polícia Militar do Estado de São Paulo, se tenham feito dignos de especial homenagem.

Artigo 2.º - A Medalha é de formato circular, de bronze, com 32mm (trinta e dois milímetros) de diâmetro, tendo no anverso, no campo, o emblema do Diretório Acadêmico XV de Dezembro e na orla, no semicírculo superior os dizeres "Mérito e Dedicação" e no semicírculo inferior os dizeres "Diretório Acadêmico XV de dezembro", em caracteres versais e no reverso, no campo, o Brasão de Armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, encimando as iniciais "APMBB" e na orla, no semicírculo superior, os dizeres "Polícia Militar do Estado de São Paulo", tudo em caracteres versais. A Medalha será usada do lado esquerdo do peito, pendente de fita, com 32mm (trinta e dois milímetros) de largura, com cinco listas iguais, sendo a do centro de cor branca, ladeadas de listas azuis e vermelhas, que passa por uma travessa fixada à Medalha por um ornato de folhas de louro.

 photo IMG_2034_zps2bndnpnj.jpg

 photo IMG_2024_zps6gglgxak.jpg

 photo IMG_2025_zpsl10bmjdq.jpg

 photo IMG_2029_zpslvfn5wsv.jpg

Como curiosidade trago abaixo a imagem de uma antiga flâmula do tradicional Diretório Acadêmico XV de Dezembro, ainda da época da Força Pública e também alguns detalhes da belíssima barretina símbolo da instituição.

 photo IMG_2035_zpsgcyjpt9j.jpg

 photo IMG_2038_zps5o6rlakx.jpg

 photo IMG_2036_zpsehzkkvcx.jpg

 photo IMG_2012_zpsqaxj96pz.jpg

 photo IMG_2007_zpskbr71o7k.jpg

 photo IMG_2015a_zpsh0cx667w.jpg

 photo IMG_2021_zpsuxhkwjrq.jpg

 photo DSC03519_zpsm6pvmh36.jpg

3 comentários:

  1. Homenagem mais que merecida. Parabéns, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai foi JOSÉ MANOEL DA SILVA , "o pernambuco" . Era do litoral . Ficou em GUARUJÁ onde dizia ter visto uma palestra de SANTOS DUMMONT onde ele já falava de sua decepção de ter seu invento direcionado para a guerra.Meu pai depois foi a combate ,não sei em que lugar ,após o combate ele ,em SANTOS -SP , e seus companheiros passaram a dar guarda em um quartel na cidade (SANTOS) à favor das forças de GETULIO.E ao final ele recusou as condecorações e premios ofertados ,pois se sensibilizou e ganhou uma consciencia de que havia combatido(ele travou o combate mesmo e talvez tenha matado ,pois quase morreu,dizia que recebeu uma rajada de metralhadora e revidou) ,sim ,havia combatido a outros conterraneos BRASILEIROS e considerou a revolução uma estupidez ,foi quando abriu mão de tudo e entrou para a ferrovia ,trabalhando nela (em JUNDIAÍ primeiro e depois na SOROCABANA) até se aposentar , aí sim com a sua aposentadoria .MAS NÃO SEI E GOSTARIA DE SABER OS LOCAIS QUE COMBATEU, POIS NUNCA VÍ FOTO DELE E QUANDO ELE FALAVA , DIZIA POUCO PELO SEU DESCONTENTAMENTO .
    RELEMBRANDO,SEU BATALHÃO SAIU DE GUARUJÁ ,E FOI PARA FRENTE DE BATALHA , SIM, DEPOIS DA PALESTRA QUE DEU AOS SOLDADOS É QUE SANTOS DUMMONT SE MATOU .
    OBRIGADO E QUEM PUDER ME AJUDAR A ENCONTRAR MAIS REGISTROS DE MEU PAI , AGRADEÇO.JOSÉ MARQUES DA SILVA. jms3000@bol.com.br .

    ResponderExcluir
  3. Ricardo_R32 Parabéns pela honraria!!! Como poderia entrar em contato contigo?

    ResponderExcluir